Saúde e Ciência

Conheça a história dos Alcoólicos Anônimos de Itabaiana

O grupo possui cerca de 280 membros em Itabaiana
por Redação do Portal Itnet
25/03/2017 09:27h

O grupo “Alcoólicos Anônimos”, mais conhecido como “AA” é uma instituição  de homens e mulheres que compartilham suas forças e esperanças a fim de se recuperar e recuperar quem precisa, ou seja, os viciados em álcool, que são  aqueles que bebem compulsivamente e não conseguem se controlar. 

A “AA” surgiu em 1935 nos Estados Unidos, daí então se viu a importância que ela desempenhava na recuperação de viciados, então a instituição foi se expandindo por vários países, inclusive no Brasil.

Em Itabaiana o grupo Alcoólicos Anônimos chegou no ano de 1982 e mantém-se até hoje, são sete subgrupos de alcoólicos, no total dá aproximadamente 280 frequentadores, em sua maioria homens, que buscam no convívio com outros alcoólatras a recuperação da doença, que segundo a ciência ainda não tem cura, “o alcoólatra ele não se cura, ele se recupera, se recuperar quer dizer passar determinado tempo sem beber, um ano, dois, vinte, mas a qualquer momento ele pode ter uma recaída, por isso diz que o alcoolismo é uma doença incurável”, afirma um alcoólico anônimo itabaianense de iniciais L.F.S.F, que frequenta a AA há mais de 30 anos e está a quinze anos sem beber, mas ele tem consciência que a qualquer momento pode ter uma recaída.

“O que me mantém 15 anos  sem  beber é a minha força de vontade, mas eu sei que num momento de fraqueza eu posso voltar a beber, foi difícil largar a bebida, a pessoa tem que pedir muito a Deus e evitar o primeiro gole”, afirma ele, que também conta que num momento que achou que estava “curado” resolveu tomar uma caipirinha e então recaiu, voltando ao vício , uma intensa vontade de beber quase que a todo momento.

As reuniões ocorrem semanalmente em locais cedidos pela prefeitura ou pelo governo, geralmente são em escolas, mas vale ressaltar que a instituição Alcoólicos Anônimos é autossuficiente, sobrevive com recursos oriundos dos próprios membros, não tem ligação nenhuma com instituições públicas, privadas ou religiões.

No município de Itabaiana as reuniões do  AA ocorrem nos colégios Guilhermino Bezerra, Nivalda Lima Figueiredo, na Creche Vovó Nininha, no CTP, no Módulo esportivo, no bairro Miguel Teles e no bairro Riacho Doce. Quem comanda as reuniões são os próprios frequentadores, para coordenar basta se sentir apto a falar e compartilhar suas experiências.

Não apenas alcoólatras podem frequentar as reuniões, a instituição AA é feita para toda a sociedade, mas é pedido anonimato a quem frequenta ou visita, os membros também podem participar das reuniões que ocorrem em qualquer um dos sete grupos do município, não especificamente em um.

Os alcoólatras que frequentam a AA usam o slogan “De 20 a 24 horas”, é uma espécie de comprometimento, de passar esse tempo sem ingerir nenhum tipo de bebida que contenha álcool.

Existem também para a recuperação os doze passos, as doze tradições e os doze princípios dos alcoólicos; Não há um tempo específico para frequentar, mesmo que o alcoólatra ache que já está recuperado ele pode continuar a frequentar as reuniões, da mesma forma que se parar de frequentar ele pode voltar depois.

Gostou? Compartilhe:

Veja Também
Comentários