Nacional

Profissionais do programa Mais Médicos estão sem receber pagamento desde fevereiro

São mais de 700 profissionais participantes do programa que estão com os salários atrasados há mais de um mês
por Redação do Portal Itnet
28/03/2017 09:12h
Atualizado em 28/03/2017 15:39h

Cerca de 700 profissionais do programa do Governo Federal Mais Médicos estão sem receber o pagamento desde o mês de fevereiro. Eles fazem parte dos mais de mil profissionais contratados no último edital do Programa. O Ministério da Saúde informou em nota que o problema será resolvido até o dia 05 de abril.

O atraso no pagamento complica a vida de profissionais que deixam suas cidades para trabalharem em outras localidades, e dependem do salário para se manter e manter as suas famílias. Os médicos contratados no programa atuam em mais de 600 localidades do país.

O programa Mais Médicos foi criado em 2013 pela então presidenta da República Dilma Rousseff, com o objetivo de enfrentar o problema histórico da falta de médicos e para aprimorar a Atenção Básica no Brasil, principalmente nas regiões mais carentes. Dois anos depois, já são cerca de 63 milhões de pessoas atendidas em 73% dos municípios brasileiros. 

De início, a maioria dos contratados no programa eram médicos cubanos, porém, quando o presidente Michel Temer assumiu, ele optou por priorizar os médicos brasileiros. Em nota, o Ministério da Saúde alegou que houve erro no preenchimento dos dados cadastrais dos 700 médicos e disse que os pagamentos dos salários com retroativo serão feitos, provavelmente, no próximo dia 5. O Ministério não soube dizer, no entanto, quantos médicos deixaram o programa por causa da falta de pagamento nem se houve algum erro no sistema do Mais Médicos.

Com informações da CBN

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo