Cidade

EcoCicloVerde: grupo luta por criação de ciclovias em Itabaiana

O grupo é composto por jovens do município, que pensam Itabaiana como um local adaptado para ciclistas
por Redação do Portal Itnet
07/04/2017 08:57h

Por Taís Cristina

Como em qualquer município do interior, o uso de bicicletas em Itabaiana é muito grande, seja para deslocamento ao trabalho, realização de atividades físicas, ou até mesmo diversão. Porém, apesar do amplo desenvolvimento que o município passa atualmente, ainda não está adaptado para dar suporte e oferecer segurança aos ciclistas que pedalam pelas ruas e avenidas da cidade serrana.

Pensando nisso, um grupo de jovens itabaianenses, que vê na bicicleta um meio de transporte que só oferece vantagens a quem pedala e ao local (já que, ao contrário dos automóveis e motocicletas, a bicicleta não é poluente), resolveu criar uma Organização Não Governamental (ONG), para cobrar de órgãos responsáveis melhorias nas ruas e construção de ciclovias no município.

Fotos: EcoCicloVerde

 

O EcoCicloVerde, criado em 2014, além de trabalhar nessa questão, também trabalha com a questão da arborização e reciclagem na cidade serrana. Djalma Santos, é o colaborador responsável pela questão das ciclovias, ele conta que em 2015, ele e outro voluntário fizeram a contagem de quantas pessoas passavam de bicicleta por dia em determinado ponto de Itabaiana, totalizando mais de 800, num horário de 06 hs a 20 hs, um número considerado alto.

"Isso mostra que o fluxo é grande para o local e necessita de uma melhor estrutura, para dar mais segurança a quem pedala, principalmente crianças e idosos", conta Djalma. A partir disso, o grupo começou a fazer medições em algumas avenidas e constatou que nas três principais avenidas de Itabaiana, dá para serem implantadas ciclovias, são a Avenida Manoel Francisco Teles, Dr. Luís Magalhães e Percílio Andrade.

A ONG busca agora ajuda dos órgãos responsáveis, que já tomaram conhecimento da causa, para que estes ajam em benefício da população em geral, e principalmente dos ciclistas, pois com um local apropriado, a segurança para estes aumenta e facilita o trânsito também.

 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo