Saúde e Ciência

Falta médicos no Hospital Regional de Itabaiana? Diretor da unidade responde ao Portal ITnet

A população de Itabaiana reclama principalmente da falta de médicos ortopedistas na Instituição
por Redação do Portal Itnet
07/04/2017 10:37h
Atualizado em 07/04/2017 10:38h

Em meio a denúncias e reclamações da população, de que falta médico no Hospital Regional de Itabaiana, a equipe do Portal ITnet, esteve na instituição entrevistando o diretor da unidade, Dr. Darcy Tavares Pinto, que disse contar com uma equipe extensa e a disposição da população.

As reclamações mais frequentes da população referem-se a falta de médico ortopedista; sobre isso, o diretor disse que o hospital conta com uma equipe nessa especialidade. “São dez profissionais ortopedistas. Por ventura pode chegar a acontecer alguma emergência em outra unidade e o profissional ter que atender, e justamente nesse dia a pessoa procurar e realmente não ter, mas reafirmo a existência de profissional na casa”, disse o diretor.

Segundo Darcy, o maior problema enfrentado pela instituição refere-se a atendimentos ambulatoriais, que são de responsabilidade do município, mas são realizados constantemente no Hospital, sendo que este é somente para casos de urgência e emergência.

Sobre essa afirmação do diretor, a secretária municipal de Saúde, Karla Mendonça, disse que o município cumpre com o seu papel, e que é muito fácil passar a culpa dos problemas da instituição para os órgãos municipais. Segundo Karla, as unidades de saúde municipais ficam abertas até às 17 hs, com médicos e todo o suporte necessário. Depois desse horário, se o paciente passar mal ele não tem outra alternativa a não ser buscar atendimento no hospital. “As unidades municipais estão sempre prontas para receber os pacientes, com médicos e o suporte necessário que o paciente precisa”, conta a secretária.

O diretor apresentou o quadro da equipe médica que compõe a instituição. São quinze cirurgiões gerais, seis pediatras, oito médicos disponíveis para UTI, três diaristas na clínica cirúrgica, além de três diaristas na clínica médica, um diarista na pediatria e três na ortopedia.  O diretor informou ainda que, existia um problema nos sábados e no domingo com a falta de algumas especialidades, principalmente pediatria, que é difícil no mercado. Segundo ele, o problema já foi solucionado e neste próximo final de semana as equipes estarão completas.

O Hospital Regional de Itabaiana realiza por mês cerca de 10 mil atendimentos. Atende pacientes de vários municípios do estado e alguns da Bahia e Alagoas. Apenas os casos mais graves que chegam à unidade são transferidos para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo