Cidade

Conheça um pouco sobre o Seminário Sagrado Coração de Jesus, que desde fevereiro tem sede em Itabaiana

O Seminário localiza-se anexo à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, e hoje conta com a presença de dez seminaristas.
por Redação do Portal Itnet
31/05/2017 15:50h

Reportagem e fotos: Taís Cristina

Com sede em Itabaiana desde fevereiro deste ano - até aí funcionava na capital sergipana -  o Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus é um local de preparação para jovens do sexo masculino que tem a vocação para a vida religiosa. O seminário é comandado pelo Padre Edivaldo Santana Silva, e localiza-se anexo à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Conjunto Luís Conceição, na cidade serrana.

Capela do seminário, onde os seminaristas fazem as orações

 

Atualmente, dez jovens encontram-se internos no seminário, onde passam aproximadamente um ano de preparação, chamado de ano propedêutico, com aulas de diversas disciplinas, como línguas, estudo da Bíblia, entre outras; uma espécie de complemento do ensino médio. Em seguida, quando a vocação é confirmada, seguem para o Seminário Maior, localizado em Aracaju, onde passam a aprender sobre Filosofia e Teologia.

O Seminário recebe jovens de todas as partes do estado. Bruno Ferreira de Oliveira, 22 anos, é um destes jovens. Ele é natural de Pinhão, e diz que descobriu a vocação quando passou a conhecer melhor a vida paroquial e também conhecer as necessidades das pessoas de sua comunidade. “Eu tentei fugir, mas percebi que esta é a minha vocação, é um caminho pelo qual devo seguir”, conta o jovem.

No seminário os próprios jovens são responsáveis pelas atividades de limpeza e conservação do local, e todas as despesas são de responsabilidade da paróquia. Para o padre Edivaldo, ninguém nasce padre, por isso que há o seminário, para que aqueles que tem a vocação recebam aprimoramento e possam mais tarde ser mensageiros de Deus aqui na terra.

Padre Edivaldo junto com os seminaristas

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo