Saúde e Ciência

Huse registra queda no atendimento a vítimas de queimaduras no mês de Junho

No total do mês foram contabilizados 72 atendimentos na UTQ durante todo o mês
por Redação do Portal Itnet
30/06/2017 18:22h

Por Agência Sergipe de Notícias 

Depois de um São João considerado dentro da normalidade no quesito atendimento às vítimas de queimaduras, com 14 registros na Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), os dois dias de comemoração das festas de São Pedro, 28 e 29 de junho, também registraram 14 atendimentos. No total do mês foram contabilizados 72 atendimentos na UTQ durante todo o mês.

No mesmo período do ano passado foram 87 vítimas de queimaduras, 51 desses por fogos de artifício. Vários fatores podem estar associados à redução do número de vítimas de queimaduras assistidas pelo Huse, este ano. Uma delas é o trabalho dos hospitais regionais, que integram a Rede Estadual de Saúde e fizeram os atendimentos no próprio hospital, sem precisar encaminhar pacientes para o Huse.

Outra questão fundamental foi a chuva, principalmente nos dias de São Pedro, como explica a gerente da Área Verde Trauma, Débora Feitosa. “Na véspera de São Pedro nós recebemos 13 vítimas de queimaduras e no dia seguinte apenas uma vítima. A chuva atrapalhou as famílias a acenderem a fogueira na porta de casa e das pessoas soltarem fogos de artifício. Com isso tivemos essa redução dos casos. Sem contar nos alertas que foram dados”, explicou.

Todo um preparativo foi montado para receber as vítimas que chegaram pelo Pronto Socorro do Huse. Com a finalidade de garantir agilidade na assistência e desafogar o serviço no Pronto Socorro durante os festejos juninos, foi criada uma sala exclusiva para assistência imediata às vítimas de queimaduras. O espaço serviu de apoio à UTQ, funcionou do dia 23 ao dia 29 e foi uma área destinada a essa demanda específica ainda na primeira porta de acesso ao hospital.

Além disso, uma equipe multidisciplinar formada por cirurgiões plásticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estive de plantão 24h para atender a demanda de queimados que chegaram ao hospital. A estrutura da UTQ também contribuiu para a assistência desses pacientes. Foram 14 leitos, sendo quatro pediátricos, dois semi-intensivos e oito para adultos, alguns leitos reservados na enfermaria da Ala D, além de um centro cirúrgico para a realização de curativos e pequenos procedimentos.

Gostou? Compartilhe:

Comentários
Veja Também