Cidade

Domício: fundador da segunda mais antiga churrascaria de Itabaiana completa hoje 100 anos de vida

Ele foi o primeiro morador da região a ter uma bicicleta e uma televisão, e fazia sucesso por conta disso.
por Redação do Portal Itnet
05/07/2017 10:43h

Por Taís Cristina

Hoje, 05 de julho, um dos filhos de Itabaiana que são bastante conhecidos completa 100 anos de idade, “na verdade são 110, é que na identidade consta como 100”, conta uma neta. O nome dele é Filomeno Joaquim de Santana, quer dizer, “Domício da carne assada”, como todos conhecem.

Foto: Domício sentado em frente à churrascaria que fundou

Há 60 anos, ele fundou em Itabaiana, às margens da BR-235, a segunda churrascaria mais antiga de Itabaiana e que ainda está em atuação, sendo famosa tanto pelo tempero como pelas cocadas, que são feitas pela família de Domício há muito tempo.

Relembrando a história, uma neta dele conta que seu avô foi o primeiro morador da região a ter uma bicicleta, uma geladeira e uma televisão. A bicicleta ele usava para visitar as namoradas, e a televisão atraía diversos moradores da região em sua casa, para assistirem juntos os programas de Sílvio Santos e a novela Pai Heroi.

Sua carreira como empresário começou com batata e farinha, ele negociava em Carira e Aracaju. Depois abriu uma “bodega”, como se chamava antigamente os pequenos bares do interior. Vendia todo tipo de cachaça, além de bolachão e da tradicional cocada. Depois veio então a tradicional “Carne Assada do Domício”, como é conhecida, que atualmente está sob os comandos de seus filhos, já que o fundador não tem mais condições de trabalhar.

No total, Domício teve três mulheres, totalizando 16 filhos e 25 netos. Ele é um exemplo de vitalidade e vontade de viver. Quem não quer chegar aos 100 anos, não é verdade? Como escreveu sua neta em uma rede social, “ viva a Domício da carne assada, que Deus abençoe mais 10 décadas.”

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo