Concursos

Operação Gabarito: Polícia continua investigando suspeita de fraudes em diversos concursos do Nordeste

Entre os concursos investigados estão o concurso da Polícia Civil de Sergipe
por Redação do Portal Itnet
10/07/2017 16:40h

A Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) do estado da Paraíba encaminhou para a Polícia Civil de Sergipe, procedimentos investigativos da Operação Gabarito, que já está na quarta fase. As investigações estão sendo conduzidas aqui no Estado pelas equipes do Departamento de Defraudações e Combate à Pirataria (DDCP), sob a coordenação da delegada Rosana Freitas.

A operação tem o objetivo de investigar uma quadrilha composta por um grande número de pessoas de diversas partes do país, sendo boa parte da região Nordeste.

Até o momento 31 pessoas já foram presas e existem quase 100 concursos nos últimos três anos que possivelmente foram alvos de fraudes na realização dessas provas.

É importante frisar que servidores públicos associados às instituições ou bancas que organizam esses concursos não tem relação com essa atividade criminosa.

Através do uso de aparatos tecnológicos, os membros da quadrilha conseguiam vender o chamado "kit criminoso" a participantes dos concursos. O kit custava geralmente 10x o valor do salário pretendido. Esse aparato tecnológico era utilizado para fraudar as provas no momento de sua realização.

O DDCP recebeu a informação na última sexta feira (7) e vai começar as investigações em Aracaju. Entre os concursos investigados estão o concurso da Polícia Civil de Sergipe, vários concursos federais realizados em Sergipe e outros estados como o do INSS, IBGE, TRE/SE, entre outros.

Gostou? Compartilhe:

Comentários
Veja Também