Cidade

Concertos Sinfônicos serão realizados neste sábado na UFS em Itabaiana

O evento é organizado pela Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição.
por Redação do Portal Itnet
28/07/2017 08:28h
Atualizado em 28/07/2017 14:49h

Na noite deste sábado, 29, a partir das 19h30, acontecerá no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Itabaiana, os Concertos Sinfônicos, organizado pela Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. O evento contará com as participações da Orquestra Experimental, Orquestra Preparatória e Orquestra Sinfônica de Itabaiana. A abertura ficará por conta da Banda Sinfônica.

O evento contará também com a participação do Maestro Dr. Erick M. Vasconcelos, natural de Ilhéus-BA. Ele é graduado em Arquitetura e também em Regência, ambas pela Universidade Federal da Bahia. Como bolsista do Governo Alemão - DAAD, em 1980, obteve o título de Mestre em Regência, pela Escola Superior de Música de Colônia, e como bolsista da FULBRIGHT/CAPES/LASPAU e do CNPq, em 1991 obteve o título de DMA (Doctor in Musical Arts) pela Universidade de Austin/Texas-EUA.

Em 1981, ingressou como professor efetivo de regência na UFBA, tendo desde então regido a Orquestra Sinfônica da UFBA. Em 1982, fundou a Orquestra Sinfônica da Bahia, sendo seu Maestro Titular e Diretor Artístico até 1988 e Maestro Principal até 2008. Além da OSUFBA e da OSBA, atuou frente a orquestras alemãs, americanas e brasileiras, tais como: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e a Orquestra Sinfônica do Palácio das Artes.

Conheça um breve relato da historia da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição

A Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, tem suas origens em 1745, a partir de um grupo musical religioso, Orquestra Sacra do Padre português Francisco da Silva Lobo, no ano de 1879 é convertida a Filarmônica Euphrosina , pelo maestro e tenente Samuel Pereira de Almeida e, em 1897, recebeu o nome de Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, pelo maestro Francisco Alves de Carvalho Junior. Nomes ilustres da historiografia de sergipana participaram da instituição a exemplo do jurista Tobias Barreto de Menezes, José Calazans e José Sebrão de Carvalho. Desde o ano de 2005 a SFNSC deixou de ser uma banda principal e uma banda formativa para constituir-se em uma instituição em uma instituição a abrigar diversos conjuntos musicais e dar início ao programa de ensino de cordas com arco e instrumentos de sopros para grupos sinfônicos a exemplo do oboé, fagote e trompa.

No ano de 2007 e 2014, a Sociedade Filarmônica NSC foi contemplada com o prêmio de apoio à orquestras do Ministério da Cultura. É reconhecida como utilidade pública municipal, estadual e federal e cadastrada no Fundo da Infância e do Adolescente. Ao longo de sua história, tem contribuído com o desenvolvimento sócio cultural da cidade de Itabaiana e do Estado de Sergipe, através da música. Atualmente, as suas instalações são: Instituto de Música Mº João de Matos, sede administrativa com um cinema e o Museu da Música de Itabaiana.

Criada em 2005, a Orquestra Sinfônica de Itabaiana (OSI) é formada por alunos e professores da SFNSC, contando com 50 integrantes. Tendo como Direto Artístico e Maestro o Prof. Dr. Angelo Rafael Fonseca, a OSI tem interpretado obras dos grandes mestres da música sinfônica, do período barroco até o século XX, bem como obras de compositores brasileiros dos gêneros “eruditos” e “popular”, para o fomento da cultura nacional.

 

 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo