Saúde e Ciência

Máquina de Radioterapia do Hospital Cirurgia continua quebrada. Pacientes estão há mais de 20 dias sem tratamento

Em Sergipe, somente dois hospitais recebem pacientes pele SUS, porém, as máquinas de ambos quebram constantemente.
por Redação do Portal Itnet
11/08/2017 08:01h

Este assunto não é mais novidade, e infelizmente, a máquina de radioterapia do Hospital Cirurgia, localizado na capital sergipana, continua quebrada, há mais de 20 dias, e mais uma vez, mais de 40 pacientes estão com o tratamento interrompido até que ela seja consertada.

O problema teve início no mês de julho, um técnico foi acionado, tentou reverter o problema, mas aí encontrou outro. Nesse vai e vem, se passaram mais de 20 dias, e cerca de 40 pacientes estão, mais uma vez, com o tratamento interrompido, mas, como sabemos, o câncer não pode esperar.

Somente no ano de 2016, a máquina quebrou nove vezes. A pior parte é que apenas duas máquinas estão disponíveis no estado todo para tratar pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma no Cirurgia e outra no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Porém, quando uma quebra, o paciente não pode mudar o tratamento para a outra, pois este deve ser iniciado e terminado na mesma máquina.

A quebra constante dificulta e atrapalha o tratamento dos pacientes, que muitas vezes se deslocam de várias partes do estado para Aracaju, onde estão os dois hospitais. A máquina foi instalada no hospital há mais de 35 anos, e já está velha, por isso apresenta quebras constantes.

 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo