Saúde e Ciência

Segundo tomógrafo do Huse volta a funcionar e oferece maior resolutividade dos casos

O equipamento pode expandir os limites clínicos da aquisição de imagens de trauma, cardíacas,pulmonares e pediátricas, com reconstrução em 3D, melhorando a velocidade dos exames
por Redação do Portal Itnet
17/08/2017 20:07h

Por Agência Sergipe de Notícias.

Alta tecnologia na assistência aos pacientes. É dessa forma que o Tomógrafo Siemens (64 canais) vai voltar a trabalhar nesta sexta-feira, 18, depois de um ano sem funcionar. A gestão do Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, se empenhou para colocar o segundo tomografo em funcionamento e atender com qualidade e eficiência os pacientes internados no hospital e que necessitam realizar um exame de tomografia.

Considerado um dos mais avançados sistemas de tomografia computadorizada que existe no mercado, o equipamento pode expandir os limites clínicos da aquisição de imagens de trauma, cardíacas,pulmonares e pediátricas, com reconstrução em 3D, melhorando a velocidade dos exames.

O equipamento de 64 canais conta com um ganho em velocidade da realização dos exames, há um aumento da resolução da qualidade das imagens adquiridas, possibilitando diagnósticos mais precisos, como informa o superintendente do Huse, Luís Eduardo Correia.

"Nós já testamos e a partir de amanhã, os usuários do SUS terão de volta a qualidade nos exames de tomografia que estará disponibilizado em todo o hospital e até para a rede hospitalar de saúde. É um grande investimento que a gestão realiza, basta lembrar que o conserto desse aparelho, a compra da ampola e do nobreak é referente a um novo tomografo, porém vai dar um espaço enorme para toda a rede. Temos dois tomógrafos funcionando e o terceiro que é um novo equipamento da Siemens, a sala já está em fase final de acabamento e nos próximos 15 dias, já estaremos funcionando com três equipamentos e maior resolutividade dos casos”, explicou.

Com o tomografo de 64 canais funcionando, cerca de 50 pacientes diariamente serão atendidos neste equipamento. O tomografo localizado no Pronto Socorro, realiza hoje, cerca de 70 exames diários com folga, para não sobrecarregar o aparelho. Serão feitos protocolos internos para que o tomógrafo do Pronto Socorro atenda somente traumas, os pacientes internados e com especificidade maior da resolução do exame serão deslocados para o de 64 canais.

O Tomografo de 64 canais é um equipamento de alta resolutividade na rede SUS, apenas dois no Nordeste. Em Sergipe, algumas clínicas possuem um aparelho semelhante, porém, não contam com a mesma capacidade de resolutividade.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo