Cidade

Previsão: tempo deve permanecer estável até o dia 21 de setembro em Sergipe

Este é o período chuvoso com maior volume de chuvas dos últimos seis anos no estado.
por Redação do Portal Itnet
05/09/2017 07:53h

A estação inverno só se despede de 2017 no próximo dia 21 de setembro. Até lá, antes de abrir as portas para a primavera, de acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, vinculado à secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o tempo deve permanecer instável, com possibilidades de chuvas intensas ou intercaladas em todas as regiões e com volumes de até 120 milímetros (mm), finalizando o período com o melhor superávit pluviométrico dos últimos seis anos.

E essa instabilidade ganhou força no início da noite do último domingo, 03, e adentrou esta segunda-feira, 04, com chuvas e ventos fortes em todas as regiões, conforme explica o coordenador do Centro de Meteorologia, Overland Amaral. “É uma circulação típica da estação inverno que ainda predominará até o dia 21 de setembro. Nós temos sempre essa circulação com escoamento de instabilidade, trazida pelo mar e adentrando o estado. Neste cenário, as chuvas devem continuar pelos próximos dias. São circulações típicas do inverno”.

Ainda segundo Overland, até quarta-feira, 06, as chuvas serão contínuas e, posteriormente, intercaladas.”Só retornarão na semana seguinte, com essas mesmas condições de escoamento que aparecem hoje”.

O inverno mais rigoroso decorre, segundo Overland, da situação de neutralidade dos fenômenos La Niña e El Niño. “Vamos entrar num ciclo de, pelo menos, cinco anos com essa normalidade. Quando o fenômeno El Niño está ativo, nós temos um bloqueio dessa situação de chuva e, agora, o El Niño não existe, está neutro, e neutralidade significa que a circulação climatológica da América do Sul será normalizada. Portanto, nós teremos climas com chuvas acima da média nos próximos anos também, com variações, é claro, dentro do padrão da nossa região”, concluiu ele.

Fonte: ASN
 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo