Esporte

Dia do Atleta Paralímpico: conheça a trajetória do itabaianense Rayr Barreto

Rayr é paraciclista e já levou o nome de Itabaiana para vários lugares do país.
por Redação do Portal Itnet
22/09/2017 15:04h

Hoje, 22 de setembro, se comemora o dia do Atleta Paralímpico. Itabaiana tem um paratleta que muita orgulha o município e já levou o nome da terra da cebola para muitos lugares. Rayr Barreto da Cruz tem 25 anos de idade, é graduando em Ciências Contábeis e pratica o paraciclismo desde 2014. "Comecei de forma amadora, mas com o passar dos dias fui me apaixonando cada vez mais", conta ele.

O jovem paraciclista já participou de competições em vários lugares do Brasil, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Santa Catarina e Goiás. Em 2015 e 2016 encerrou como vice colocado no ranking sergipano e 5° no ranking brasileiro. Agora em 2017 lidera o ranking sergipano e ocupa o 4° lugar no ranking Brasileiro.

Rayr treina diariamente, de 3 a 4 hs, mas para ele a dedicação é total do dia inteiro. Perguntado sobre as dificuldades enfrentadas por um paratleta, Rayr é enfático:

"Nos dias atuais enfrentamos muitos desafios desde quando saímos para rua pra fazer treinos, pois necessitamos de uma atenção maior no trânsito. Também enfrentamos muitos desafios para poder continuar no esporte de alto rendimento, pois é tudo muito caro, as despesas tanto com o equipamento utilizado, que é a Handcycle, quanto com as despesas com viagens para poder participar das competições", afirma.

A meta do paratleta é realizar o seu maior sonho, que é ser convocado para a Seleção Brasileira de Paraciclismo e poder participar dos Jogos Paralímpicos; é para isso que ele vem treinando e se dedicando, com frequência. Apesar de vivermos em uma sociedade de preconceito, o jovem paratleta agradece o carinho e o empenho de todas as pessoas que o ajudaram e continuam ajudando.
"Levo com muito orgulho o nome de Itabaiana para os demais estados.
Falo sempre que quando viajo levo Itabaiana na mala", termina o itabaianense.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo