Política

Vereador Vaguinho entra na Justiça e pede anulação da eleição da Câmara de Vereadores de Itabaiana. Entenda

A eleição aconteceu no dia 26 de outubro. A chapa comandada por Ivoni Andrade saiu vencedora.
por Redação do Portal Itnet
22/11/2017 08:50h
Atualizado em 23/11/2017 10:58h

Por Taís Cristina

O Vereador de situação por Itabaiana Carlos Vagner Ferreira de Santana (Vaguinho de Vado de Olímpio Grande) pediu a anulação da eleição da Câmara de Vereadores de Itabaiana que elegeu a chapa que irá comandar a Casa no biênio 2019/2020. A eleição aconteceu no dia 26 de outubro. Entenda o caso:

De acordo com o parlamentar, ele entrou com a ação na Justiça e esta já foi encaminhada ao fórum por conta de dois pontos. Primeiro que a votação não foi secreta e segundo que em 2014 foi aprovada uma lei na Câmara em 2014 que a eleição deve acontecer no ano anterior à posse.

“Eu encaminhei vídeos e fotos à Juíza que está cuidando do caso, que mostram que a votação não foi secreta e que houve quebra de sigilo, pois durante a votação de alguns vereadores era possível ver na qual chapa eles votavam, além disso houve exaltação da plateia em alguns momentos, como se as pessoas já soubessem quem venceria”, afirma Vaguinho.

O segundo ponto citado por Vaguinho é o seguinte: de acordo com a Lei Orgânica aprovada pelos próprios parlamentares em 2014, a eleição deve acontecer no ano anterior à posse, ou seja, o certo seria que fosse realizada no próximo ano. Os parlamentares conseguiram realizar a eleição através de resolução, mas de acordo com a Lei Orgânica Municipal, ela deve acontecer somente no próximo ano.

Vaguinho estará presente na tarde de hoje, 22, participando ao vivo do programa Itnet Notícias, onde dará mais detalhes sobre o caso.

A ELEIÇÃO:

A chapa encabeçada pela vereadora Ivoni Andrade venceu a eleição para comandar a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itabaiana  nos anos de 2019 e 2020. O resultado foi o seguinte: sete votos para cada chapa, porém a chapa 2, encabeçada por Ivoni venceu por ela ser a mais velha dos dois candidatos.

A chapa encabeçada por Ivoni é composta pelos seguintes vereadores:

-Ivoni Andrade (Presidente);
-Arisvaldo Resende (Vice);
-Paulo Messias (1º Secretário);
-Sinvaldo Gois (2º Secretário).

A chapa 1, encabeçada por Zé Teles buscava reeleição e tinha os seguintes nomes: Zé Teles (Presidente); Carlos Vagner (Vice); Marcos Oliveira (1º Secretário) e Moisés de Acioli (2º Secretário), mas não obteve êxito

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo