Esporte

Sergipe conquista 11 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu em Brasília

Cerca de 160 atletas de escolas públicas e particulares representaram Sergipe no maior evento esportivo escolar do mundo.
por Redação do Portal Itnet
28/11/2017 09:36h

Após duas semanas intensas de competições, a delegação sergipana que participou dos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília (DF) retornou ao estado com muitas conquistas e experiências. Na noite de domingo, 26, o ônibus com os alunos atletas das modalidades coletivas que chegaram até as semifinais desembarcou na sede da Secretaria de Estado da Educação.

Eles foram aos jogos graças ao apoio técnico e logístico do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que alugou transporte para levá-los à capital federal, onde quase quatro mil estudantes de 1.357 escolas públicas e particulares de todos os estados do país competiram nas 14 modalidades em disputa.

A delegação sergipana foi chefiada pela professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do Def/Seed, e contou ainda com alunos atletas, professores/técnicos de modalidades, fisioterapeutas, jornalistas e técnicos do Departamento de Educação Física. "Para a participação da Delegação Sergipana nos Jogos Escolares da Juventude foi fundamental a sensibilidade e o empenho do secretário Jorge Carvalho, que não mede esforço quando o assunto é fomento à prática do esporte escolar", explicou Maria Auxiliadora.

Cerca de 160 atletas de escolas públicas e particulares representaram Sergipe no maior evento esportivo escolar do mundo. Na primeira semana, de 14 a 19 de novembro foram realizadas as competições das modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, ginástica rítmica, tênis de mesa, voleibol de praia e xadrez.

Medalhas e conquistas

A última semana dos jogos, no período de 21 a 26 de novembro, foi dedicada às modalidades coletivas: handebol, futsal, voleibol e basquetebol. Após as disputas classificatórias, a delegação de Sergipe conseguiu chegar às semi-finais, com os times de basquetebol masculino (Colégio Amadeus) e voleibol masculino (Coesi).

Já nas modalidades individuais, no início do evento esportivo, os atletas de Sergipe trouxeram 11 medalhas. O grande destaque ficou com as meninas da Ginástica Rítmica. Pela primeira vez em 12 anos, Sergipe subiu ao pódio nessa modalidade. Ao todo foram cinco medalhas.

A aluna Ihane Vitória ganhou bronze nos aparelhos maça e arco, e uma de prata no aparelho mola. Ela ainda obteve uma medalha de prata por ter sido a vice-campeã geral individual, e mais uma medalha de prata por equipe, formada por ela, pela aluna Vitória Kamilly e pela professora Gracyelle Albuquerque. Elas representaram o estado pelo
Colégio Millennium.

Houve ainda duas medalhas de bronze no judô, sendo uma do aluno Lucas Leandro, no peso leve, e outra de Whitney Neto, do Instituto Dom Fernando Gomes. Os atletas de tênis de mesa conquistaram três medalhas de bronze, nas categorias equipe masculina, com os alunos Guilherme Almico e João Paulo, equipe feminina (Anne Beatriz e Brenda Macena), e dupla feminina (Anne Beatriz e Brenda Macena). No xadrez o destaque ficou com o aluno Railton Oliveira Santos de Jesus, do Colégio Estadual Professor João Costa. Ele ganhou uma medalha de bronze na categoria Blitz.

Fonte: ASN

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo