Saúde e Ciência

Novembro Azul: você sabia que o tomate pode prevenir o câncer de próstata?

por Redação do Portal Itnet
30/11/2017 21:15h
Atualizado em 30/11/2017 21:18h


O Tomate é um alimento pouco calórico, utilizado como matéria prima em diversas refeições. É também rico em licopeno, um poderoso antioxidante, que lhe dá a cor avermelhada.

O licopeno é um carotenóide não sintetizado pelo organismo que é obtido por meio de dieta com a ingestão de alimentos como o mamão papaya, melancia, goiaba vermelha, damasco, cenoura e beterraba. A maior parte de sua ingestão pelo ser humano, no entanto, ocorre pelo consumo do tomate e seus derivados.

A absorção do licopeno do tomate é maior quando o alimento está cozido (70% de biodisponibilidade contra 13% quando cru), pois o aquecimento leva ao rompimento da parede celular, o que facilita o contato com a mucosa intestinal. Por isso o molho e o extrato de tomate, quando utilizados na preparação de alimentos cozidos, também são ótimas fontes desse antioxidante.

Outra característica que aumenta a biodisponibilidade de licopeno é a presença de gorduras saudáveis como a monoinsaturada, presente no azeite, por exemplo, porque facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo.
Pesquisas mostram que o licopeno ajuda a prevenir o câncer de próstata, problemas cardiovasculares e a controlar a pressão arterial. E porque isso ocorre?

O efeito antioxidante por ele proporcionado quando absorvido pelo organismo ajuda a impedir e a reparar os danos às células causados pelos radicais livres, que são produzidos durante funções normais do corpo humano, como a respiração e a atividade física. Esses radicais também resultam do vício de fumar, da superexposição ao sol, poluição do ar e do estresse.

Os radicais são altamente reativos e, se não controlados, podem danificar as moléculas importantes das células saudáveis do corpo humano, fato que contribui para o desenvolvimento de várias doenças, inclusive do câncer de próstata.

O uso regular de alimentos ricos em licopeno diminui a probabilidade do individuo ter esse tipo de câncer.
Por todos esses benefícios é que se recomenda a utilização do tomate, rico em licopeno, no preparo de refeições, visando sempre uma vida mais saudável.

Por Aline Rezende, nutricionista 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo