Política

TCE-SE divulga ranking de transparência de prefeituras e câmaras municipais

Apenas um órgão legislativo atingiu a nota máxima, 10,0.
por Redação do Portal Itnet
13/12/2017 12:44h
Atualizado em 13/12/2017 12:45h

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) vem fortalecendo uma série de ações de fomento e controle da transparência junto às prefeituras e câmaras municipais, para fins de combate à corrupção, com base na transparência das ações desses órgãos e incentivo ao controle social.

Na manhã da última quinta, 07, a Corte de Contas do tribunal apresentou o resultado final de 2017, em meio ao Seminário “Todos Contra a Corrupção”. Através da avaliação dos portais das Prefeituras e Câmaras, o TCE-SE divulgou um ranking que segue a diretriz da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Nesse ranking apenas a Câmara Municipal de Pinhão atingiu a nota máxima, 10, o ranking do poder legislativo. As prefeituras de Frei Paulo, Rosário do Catete, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande e Simão Dias, também atingiram a nota máxima, no ranking do poder executivo.

Como forma de reconhecimento, o presidente do Tribunal entregou aos seus gestores uma placa em alusão ao feito. "Após iniciarmos esse trabalho verificamos um aumento significativo na média geral de transparência dos municípios, o que demonstra claramente o sucesso das ações desenvolvidas pelo TCE para melhoria do nível de transparência na administração pública", comentou Clóvis Barbosa.

Clóvis Barbosa de Melo, presidente do TCE-SE
Clóvis Barbosa de Melo, presidente do TCE-SE

 

O único gestor do Legislativo agraciado, o presidente da Câmara de Pinhão, Wanderson do Nascimento, também enalteceu a iniciativa do Tribunal. "Estou muito orgulho por ser a única Câmara a receber a nota 10; é a sensação de dever cumprido; estávamos com a nota 3,7, mas criamos um grupo de trabalho para chegar a esse resultado e tivemos uma orientação do Tribunal também", observou o vereador.

Wanderson do Nascimento Silva, presidente da Câmara de Pinhão, recebendo a homenagem.
Wanderson do Nascimento Silva, presidente da Câmara de Pinhão, recebendo a homenagem.

 

ITweb Agência Digital: única nota 10 de acordo com a avaliação do TCE-SE
A ITweb Agência Digital desenvolveu um trabalho específico que atendesse às legislações de acesso à informação e transparência, através da sua plataforma para órgãos públicos, o Gestor ITweb. Dentre um dos seus clientes, destaca-se a Câmara Municipal de Pinhão-SE, único órgão legislativo a atingir a nota máxima (10,0). Antes de migrar para o Gestor ITweb o órgão se encontrava com a nota 3,7, subindo rapidamente para a nota máxima em excelência, através de simples ações facilitadas pela plataforma da empresa acima.

Outros órgãos que migraram para o Gestor ITweb e merecem destaque são a Câmara Municipal de Boquim-SE, que saiu da nota 0,0 para 8,1. E a Câmara Municipal de Itabaiana, saindo de 1,6 a 9,2. Além de tantos outros órgãos clientes da empresa que ficaram todos com notas acima do índice de excelência, como Pref. de Itaporanga (8,5), Pref. de Maruim (8,5), Pref. de Areia Branca (8,0), alguns dos exemplos de sucesso na utilização da plataforma Gestor ITweb.

Acesse o demonstrativo do Gestor ITweb:
http://camara.itweb.net.br ou http://prefeitura.itweb.net.br

Ranking da Transparência 2017
Os números apresentados pelo conselheiro-presidente apontam uma média geral de 8,8 na transparência das prefeituras sergipanas. Ao todo, 53 alcançaram o nível excelente de transparência, enquanto 21 prefeituras estão no nível satisfatório e apenas uma prefeitura não atende o mínimo de 50% dos itens da métrica Enccla.

Entre as Câmaras, a média geral de transparência foi de 6,91, com 33 delas alcançando o nível de excelência, 38 o nível satisfatório, três no insatisfatório e apenas uma manteve o nível de transparência inexistente.

Na tarde desta terça (12/12) o TCE-SE divulgou publicamente o ranking, que pode ser acessão através do seu portal: https://www.tce.se.gov.br/ ou diretamente por esse link.

Com informações do TCE/SE e ITweb Agência Digital.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo