Nacional

Jornal O GLOBO: Aracaju tem a terceira maior redução de homicídios do Brasil

Levantamento feito pelo Jornal põe a capital sergipana como a melhor posicionada no Nordeste.
por Redação do Portal Itnet
19/12/2017 09:59h

Um levantamento divulgado pelo Jornal O Globo coloca Aracaju como a terceira capital que mais reduziu os casos de homicídios dolosos no Brasil em 2017, atrás apenas de Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT). A comparação é baseada nos dez primeiros meses do ano. As informações foram levantadas pelos jornalistas Gabriela Viana, Luís Guilherme e Marlen Couto do Blog "É isso mesmo?", do Jornal Carioca.  

Na tabela, divulgada pelo Jornal, Aracaju apresenta uma redução de 29,97%, tendo Campo Grande com uma diminuição de 30,08% e Cuiabá com 32,9%. No topo do ranking, divulgado pelo O Globo, estão capitais como aumentos consideráveis: Florianópolis (+109,80), Vitória (+45,83), Manaus (+26,21), São Luís (+23,03), Rio de Janeiro (+20,43) e Recife (+19,86). 

"Esse resultado é fruto de ações realizadas desde o início ano passado com a implementação de ações preventivas e ações que foram baseadas no levantamento dos locais e horários nos quais havia uma maior incidência de homicídios e latrocínios. Com isso, conseguimos coibir assaltos a ônibus, roubos a veículos e apreensão de drogas em grande quantidade. Essas ações tiveram também o apoio da Força Nacional nas zonas Norte e Sul de Aracaju. Conseguimos prender várias pessoas que cometiam diversos crimes nessas áreas, principalmente roubos e tráfico de drogas. Importante destacar que, além de ser a terceira do Brasil, Aracaju é a capital que mais reduziu no nordeste", afirmou o tenente coronel Vivaldy Cabral, comandante do policiamento militar da capital. Do Nordeste, Aracaju é disparada a capital mais bem posicionada, pois apenas Teresina (-10,95) estabeleceu uma redução.

A equipe de checagem do GLOBO levantou os dados de homicídios dolosos de 20 capitais do Brasil e encontrou situações bem distintas. Na comparação com o mesmo período de 2016, o número de homicídios varia de uma redução de 32% (em Cuiabá) para uma alta de 109% (em Florianópolis). Desse conjunto, houve aumento no número de homicídios em sete capitais e queda em outras 13. Os dados de Aracaju e atestados pelo O Globo já são divulgados periodicamente pela Secretaria da Segurança Pública de Sergipe.

Fonte: SSP/SE

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo