Cidade

Você sabe como identificar notas falsas? Assista a este vídeo feito pela SSP e aprenda

por Redação do Portal Itnet
22/01/2018 18:25h

Comprar, vender, trocar, pagar. Todas essas atividades têm em comum o uso frequente de dinheiro para realização de afazeres diários que necessitam da utilização de cédulas. Contudo, é importante manter a atenção quando o assunto é dinheiro, não somente para não ficar no prejuízo, mas para não cometer um crime, mesmo agindo de “boa fé”.

A falsificação de cédulas é crime previsto no Artigo 289 do Código Penal e garante a quem realiza esse tipo de ação ilícita pena de 2 anos a 6 meses de reclusão. Em Sergipe a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) por meio do Instituto de Criminalística é quem investiga se a cédula suspeita é de fato falsa, essa análise é realizada após solicitação da autoridade policial que esteja à frente da investigação.

O trabalho realizado entre os órgãos que compõem a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) como Polícia Civil, Militar, Perícia entre outros, na apreensão desse tipo de falsificação vem gerando resultados satisfatórios. No ano de 2017 foram apreendidas cerca de duzentas cédulas falsas em todo o estado.

Assista a reportagem feita pela SSP e saiba como identificar se uma nota é falsa:

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo