Saúde e Ciência

Dilema: máquina de radioterapia do Hospital Cirurgia está quebrada há 15 dias e pacientes tem tratamento interrompido

Somente ontem, 30, a direção do Hospital solicitou um técnico para resolver o problema.
por Redação do Portal Itnet
31/01/2018 11:08h

Um assunto que não é mais novidade volta a ser destaque novamente em Sergipe. A máquina de radioterapia do Hospital Cirurgia está quebrada mais uma vez, e mais uma vez, mais de 40 pacientes estão com o tratamento interrompido até que ela seja consertada.

De acordo com a Vice-presidente do grupo Mulheres de Peito, Sheyla Galba, além destes 42 pacientes que tiveram o tratamento interrompido mais uma vez, outros oito sequer começaram, já que a máquina está quebrada desde o dia 15 de janeiro.

Ainda segundo Sheyla, somente ontem, 30, a direção do Hospital solicitou um técnico para resolver o problema. “É um absurdo a falta de comprometimento. Esperam passar 15 dias para entrar em contato com o técnico que é de Belo Horizonte, para ele vim olhar a máquina, voltar, comprar a peça e só depois instalar. A situação é revoltante”, conta Sheyla.

Imagem ilustrativa

 

A pior parte é que apenas duas máquinas estão disponíveis no estado todo para tratar pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma no Cirurgia e outra no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Porém, quando uma quebra, o paciente não pode mudar o tratamento para a outra, pois este deve ser iniciado e terminado na mesma máquina.

A quebra constante dificulta e atrapalha o tratamento dos pacientes, que muitas vezes se deslocam de várias partes do estado para Aracaju, onde estão os dois hospitais. A máquina foi instalada no Cirurgia há mais de 35 anos, e já está velha, por isso apresenta quebras constantes.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo