Saúde e Ciência

Carnaval: Dermatologista dá dicas e tira dúvidas a respeito do uso do protetor solar no verão

O protetor solar é um produto indispensável para a pele em qualquer estação, mas principalmente no verão.
por Redação do Portal Itnet
08/02/2018 09:22h

Fevereiro começou trazendo muito sol, calor e carnaval. Muitas pessoas aproveitam o feriadão de quatro dias para curtir o sol em praias e piscinas. Mas é preciso muito cuidado com a pele e o uso do protetor solar é indispensável.

Foto ilustrativa. Praia da Caueira

 

Nossa equipe conversou com a Dermatologista Aline de Almeida, que tirou algumas dúvidas a respeito do uso correto do protetor solar e também deu algumas dicas de proteção para a estação mais quente do ano. Confira:

Qual o melhor horário de estar em contato com o sol?

- Antes das 10 hs e depois das 16 hs, mas nestes horários também não se deve esquecer a proteção solar.

Quem ficará em contato com o sol, das 10 ao meio dia, qual cuidado deve tomar?

- Basta tomar alguns cuidados, como o uso do protetor (essencial), usar chapéu, óculos escuros e roupas com mangas longas, com proteção UV ( o mais indicado).

Em quanto tempo o protetor solar deve ser renovado na pele?

- O protetor solar deve ser reaplicado na pele a cada duas horas.

Se a pessoa tomar banho (praia ou piscina), deve passar protetor novamente?

- Deve reaplicar o protetor, pois não há filtro solar totalmente à prova d’água, o mesmo serve para o caso de muito suor.

O que deve fazer quem tem alergia a protetor solar?

- Quando há uma suspeita de alergia, o ideal é procurar um dermatologista para uma melhor avaliação, para saber se é alergia mesmo, ou se é a pele que é muito sensível. Porém, há protetores hipoalérgicos disponíveis no mercado, que podem ser testados com o uso.

Quais as complicações que o não uso do protetor solar pode trazer para a pele?

- Várias e sérias. Como exemplo, doenças relacionadas a foto sensibilidade e lesões diversas, a exemplo, o aparecimento de manchas na pele. Em casos mais graves, o câncer de pele.

Quem exagerou no sol sem protetor, o que deve fazer?

- Se exagerou no sol, deve usar sabão com PH neutro nos banhos frios, cremes hidratantes e calmantes, compressas geladas. Além também de uma consulta a um dermatologista, em casos mais graves, pois pode se tratar de queimaduras solares.

Lembrando que o uso de protetor solar, chapéus, bonés e óculos escuros são indispensáveis. Não esqueça destes produtos e acessórios e caia na folia! A Doutora Aline de Almeida (CRM-2626-SE) é Dermatologista, membro da sociedade brasileira de dermatologia (SBD) e atende na Dantas Clínica Integrada, localizada à Rua Barão do Rio Branco 113, 1º andar, centro, Itabaiana /SE. Tel: 34313313/ 999697501.

 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo