Saúde e Ciência

Carnaval: confira doze dicas para se alimentar bem nos quatro dias de folia

A Nutricionista Aline Rezende traz algumas dicas fáceis de como se alimentar bem durante os quatro dias de folia.
por Redação do Portal Itnet
09/02/2018 09:22h

Preparados para curtir o carnaval? Nesse tempo de folia, brincadeira e alegria é importante realizar uma alimentação correta. Um descuido pode ser suficiente para acabar com toda a festa. Confira algumas dicas de como ter saúde e disposição para curtir o carnaval:

·Comer alimentos fontes carboidratos: os alimentos fontes de carboidratos são considerados energéticos. Sendo assim, ingerir alimentos fontes como cereais, grãos e massas nos ajudarão a manter a energia durante a folia.  À medida que vai se movimentando, deve fazer reposição energética ingerindo mais carboidrato, de preferência integrais. 

·Evitar frituras: optar por alimentos grelhados, assados ou ensopados. Alimentos gordurosos atrasam a digestão, podem provocar sonolência, sensação de “estomago pesado” e lentidão.

·Evitar a ingestão de alimentos industrializados: a alta quantidade de sódio presente nesses alimentos favorece a retenção de água.

·Ingerir alimentos que ajudem a desintoxicar o fígado e afastar a ressaca: a ingestão de alimentos fontes de vitaminas e minerais como frutas (manga, mamão, caqui, banana, abacaxi, maracujá, melão, coco), verduras e legumes (couve, brócolis, couve-flor, repolho, alface) e saladas variadas ajudam a desintoxicar o organismo. Utilize frutas que podem ajudar na hidratação, tais como melancia e melão. As frutas da época são uma boa opção por serem ricas em vitaminas e minerais.

·Observar o ambiente onde vai se alimentar: Cuidado com o lugar onde vai realizar as refeições ou mesmo fazer um lanche. Observe a higiene do local, dos manipuladores de alimentos e observe a conservação da comida. Fique atento principalmente aos lugares que fornecem frutos do mar, pois o armazenamento incorreto pode estragá-los e provocar uma intoxicação alimentar séria.

·Não pular refeições: tente se alimentar de três em três horas. Fracione a sua alimentação ingerindo pequenas porções em várias refeições diárias.

·Realizar a primeira refeição diária de maneira saudável: seu café da manhã deve ser bem reforçado.  Diversifique o consumo ingerindo frutas, leites e derivados, pães, ovos e iogurtes.  

·Fazer uma refeição rápida durante a festa: Leve para a folia barra de cereal, amendoim, passas, castanhas e biscoitos integrais para repor a energia durante a folia.

·Hidratar-se: Ingira em média três litros de água. Além da água, você pode utilizar outras opções excelentes de hidratação, como água de coco e sorvete de frutas.  O suco de fruta é interessante durante esse período. No entanto eles não podem substituir as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) por não conter a energia necessária para a folia. Acrescente ao suco gengibre e folha de couve. O gengibre tem ação anti- inflamatória no processo digestivo e combate náuseas.  Sugiro que, se possível, tome suco verde em jejum para desintoxicação do organismo.

·Intercalar a ingestão do álcool com a água - O álcool deve ser ingerido intercalado com água, o que minimizará os malefícios que causa ao organismo. A bebida alcoólica desidrata o corpo. Se chegar a sentir sede, mesmo ingerindo bebida alcoólica, fique alerta, pois isso indica um sinal de desidratação.

·Evitar o uso de energéticos: Ao mesmo tempo em que ele fornece energia, constitui uma ameaça à saúde se misturado com o álcool.

Agora que já sabe como se divertir com um pouco mais de saúde alimentar, aproveite bastante seu carnaval.

Por Aline Rezende, Nutricionista

 

 

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