Política

Pesquisa aponta que é possível Itabaiana eleger três deputados estaduais. Isto já aconteceu em 2002; relembre o caso

Em 2002, três itabaianenses foram eleitos, porém, um deles precisou buscar apoio fora. Como será a disputa este ano?
por Redação do Portal Itnet
13/03/2018 09:54h
Atualizado em 13/03/2018 10:25h

Em pesquisa divulgada pelo blog JL Política, do Jornalista Jozailton Lima na noite da última segunda-feira, 12, quatro itabaianenses estão entre os preferidos pelos entrevistados para compor uma cadeira na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). São eles: Gilmar Carvalho, Luciano Bispo, Maria Mendonça e Talysson de Valmir; dentre eles três tem suas bases eleitorais na cidade serrana – Luciano, Maria e Talysson.

Nas rodas de conversas sobre política, o assunto mais comentado é se Itabaiana consegue eleger três deputados estaduais com base eleitoral na cidade serrana. O Portal Itnet realizou uma pesquisa sobre o assunto e constatou que esse fato aconteceu no ano de 2002, quando foram eleitos: Arnaldo Bispo, José Milton e Maria Mendonça.

Mas o fato que chama a atenção é que apesar do José Milton ter raízes itabiaianenses e até um irmão que já foi prefeito do município (1992 a 1996), o mesmo só conseguiu pouco mais de 3.200 votos e teve que procurar apoio em outros municípios para dar sustentação a sua campanha. Foi em Aracaju que ele obteve sua sustentação, conseguindo lá um número de votos maior que em Itabaiana, obtendo 4.409 votos.

Analisando a conjuntura naquela época, para três deputados com raízes políticas na cidade serrana serem eleitos, pelo menos um candidato teve que buscar votos de forma expressiva em outros municípios.  É por conta disso que os três pré-candidatos a deputado estadual tentam buscar apoio de prefeitos e vereadores na região Agreste, em busca de votos suficientes para garantir a eleição.

Como ficarão os apoios aos nossos conterrâneos? Agora é hora de correr, porque, com certeza, apesar da política correr nas veias dos itabaianenses, o apoio de lideranças e votos de eleitores de outros locais serão essenciais para que três itabaianenses estejam na Alese a partir do ano que vem.

Confira a pesquisa: http://jlpolitica.com.br/coluna-aparte/ifp-valadares-eduardo-jackson-e-heleno-partem-bem-postados-para-senado/notas/disputa-pela-alese-coloca-ombro-a-ombro-quatro-itabaianenses-na-preferencia-do-sergipano

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo