Entretenimento

Jornalista itabaianense vence prêmio de Melhor Telerreportagem do Nordeste

Lucas Moura foi destaque no Expocom 2018 com uma reportagem que destacou o trabalho realizado pelo Projeto Formiguinha.
por Redação do Portal Itnet
30/07/2018 11:13h

Por Thiago Farias

Em tempos de discussão sobre a redução da maioridade penal e da alta nos índices de violência, sobretudo, em Sergipe, o jornalista simão-diense radicado em Itabaiana, Lucas Moura, produziu a melhor vídeorreportagem do nordeste sobre o assunto. O título foi concedido pelo júri do Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), no congresso realizado em Juazeiro (PE), no último dia 07 de julho.

Contudo, diferentemente do estilo adotado pelas reportagens em circulação na grande mídia, que destacam, principalmente, o crescimento da violência, Lucas Moura optou por um jornalismo de prevenção ao discutir a atuação de projetos sociais como o Grupo Formiguinha, desenvolvido no bairro conhecido como Invasão, tido como um dos mais violentos em Itabaiana, como solução para integrar os jovens aos ambientes escolar e profissional.

“Escolhi falar do Grupo Formiguinha, porque ele cumpre um papel social gigantesco dentro da sociedade. E meu trabalho busca enfatizar a mensagem de que quando ações governamentais falham ou são insípidas, ações não governamentais tentam resolver essa ausência do poder público”, destaca o jornalista recém-formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

GRUPO FORMIGUINHA

O Grupo Formiguinha está sediado na Escola Municipal Vice-governador Benedito de Figueiredo e, há cinco anos, tem transformado a vida de centenas de jovens itabaianenses, através da arte e da conscientização. As ações socioeducativas reúnem os adolescentes aos sábados na citada escola, na busca de contribuir para o fortalecimento de uma educação integral que respeite os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além disso, se por um lado o projeto tem apresentado resultados satisfatórios, por outro, a melhor reportagem do nordeste levará a discussão sobre a realização de ações como estas para o âmbito nacional. Uma vez que será apresentado no município catarinense de Joinville, em setembro deste ano, durante o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

“O prêmio me mostra que o trabalho jornalístico feito de maneira séria acaba sendo reconhecido. Além do mais, essa vitória me incentiva a produzir materiais cada vez melhores, com o objetivo de alcançar outros prêmios e atingir o papel social que o jornalismo deve cumprir dentro da sociedade”, comenta Moura ainda surpreso com a proporção tomada com a reportagem que foi produzida como seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A videorreportagem será disponibilizada no canal do Youtube da TV Itnet em três episódios. Na próxima quarta-feira, 1, você já poderá assistir à primeira parte. Basta aguardar e conferir!

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo