Cidade

Especial Itabaiana 130 anos: por que alguns povoados tem o nome que tem?

Rio das Pedras, Taboca, Pé do Veado, Taboleiro do Chico, Terra Dura, Matapoã, Sambaíba. De onde vem esses nomes?
por Redação do Portal Itnet
26/08/2018 10:32h

A gente já sabe que Itabaiana é rica em tudo, inclusive em suas histórias e curiosidades. Não basta os mistérios que há por trás do nome Itabaiana, que vem da junção de três palavras do tupi: Ita, que significa Pedra; Aone, que significa Entre e Taba, que significa Aldeia; ou seja, naquela pedra há uma aldeia.

Os nomes de alguns de seus povoados também carregam um bocado de mistério e despertam curiosidade nas pessoas, principalmente aqueles com nomes inusitados.

Dos 75 povoados que existem na “Terra da Cebola”, alguns tem nomes que chegam até mesmo a serem engraçados. Nossa equipe conversou com o historiador José de Almeida Bispo, que explicou a origem de alguns destes nomes. Confira:

RIO DAS PEDRAS: vem do rio de mesmo nome, já presente (o rio) nas cartas de doações das primeiras sesmarias, em 1601. Obviamente, por ser pedregoso de cima da serra de Itabaiana, onde nasce, até sua foz no Vaza-Barris.

TABOCA: o nome vem da gramínea gigante, espécie de bambu, que muito existia em suas margens.

PÉ DO VEADO (talvez o nome mais inusitado): Não existe uma origem definida para o nome atribuído ao povoado. “Suspeitamos que o nome tenho derivado de alguma tradução mal feita do topônima na língua tupi”, afirma o historiador. Ou seja, vamos continuar curiosos acerca deste nome.

TABULEIRO DO CHICO: tabuleiro é acidente geográfico geral. Segundo Zé, “do Chico” possa ter sido assim definido por conta do nome de algum morador antigo do local.

MATAPOÃ: o mais correto estudo sobre a origem vem da tribo indígena de mesmo nome, “MATHIAPOANE”, supostamente a tribo do grande guerreiro Mbaepeba, o último a cair sob o peso do conquistador português em 31 de dezembro de 1589. Está referenciada como nome da Serra do Pico, em carta-relatório do padre Francisco da Silva Lobo - o construtor definitivo da Matriz - de 1757.

TERRA DURA, VERMELHO, BARRO PRETO E TERRA VERMELHA: estes povoados devem ter estes nomes por conta da topografia. Será que nestes lugares as coisas são como diz o nome? A terra é dura, o barro é preto...

SAMBAÍBA: vem direto do tupi: Çamg + b+ üba = cipó + árvore, ou seja: Árvore dos cipós.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo