Cidade

Operação Mata Atlântica em Pé identifica desmatamento de 143,89 hectares em Sergipe

Foram fiscalizados cinco municípios: Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga d'Ajuda, Indiaroba, Umbaúba e Itabaianinha.
por Redação do Portal Itnet
15/09/2018 09:15h

A Operação Nacional “Mata Atlântica em Pé”, realizada entre 10 e 12 de setembro, identificou 143,89 hectares de Mata Atlântica desmatados em Sergipe. Foram fiscalizados cinco municípios: Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga d'Ajuda, Indiaroba, Umbaúba e Itabaianinha. O objetivo da Operação é proteger e recuperar o bioma a partir da identificação das áreas degradadas nos últimos anos e cobrar dos responsáveis pelas agressões a reparação dos danos e aplicar outras medidas compensatórias. 

A ação foi uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Paraná e aconteceu de forma simultânea em outros estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

Em Sergipe, o trabalho de fiscalização foi uma atuação conjunta do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSE, com o Ibama e com o Pelotão de Polícia Ambiental.

A Operação encontrou desmates antigos, que já estavam em fase de regeneração ou utilizados para pastagem de animais, bem como desmates provenientes de queimadas, com a vegetação também em fase de recuperação. 

Foram lavrados nove autos de infração, no valor total de R$ R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais), e uma prisão em flagrante. Também foram feitas as notificações para que os proprietários das áreas desmatadas compareçam ao Ibama e paguem as multas, do contrário, o processo administrativo será remetido para o Ministério Público.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo