Saúde Legal

Por que caminhar?

por Jeferson Machado
27/06/2007 08:23h
Atualmente, muitas pessoas estão redescobrindo os benefícios da prática de exercícios, como por exemplo: caminhar. Esse tipo de exercício é denominado "aeróbico", significando que o corpo utiliza o oxigênio para produzir a energia necessária para a realização da atividade.Benefícios da caminhadaCaminhar é, indiscutivelmente, o exercício aeróbico ideal para os adultos, especialmente idosos e pacientes portadores de doenças metabólicas (diabetes, obesidade, etc.).Entre as principais vantagens da caminhada, destacam-se:· Produz o mesmo efeito da corrida, do ciclismo e da natação, se bem executada;· É considerada a prática mais segura de exercício aeróbico, sob o ponto de vista cardiovascular e ortopédico;· Apresenta índices quase inexistentes de lesões osteoarticulares e cardíacas;· É uma atividade física simples, requerendo muito pouco em termos de equipamento;· Pode ser realizada individualmente ou de forma coletiva.Como caminhar· Roupas: use roupas leves, folgadas e de algodão. Evite tecido sintético. O tênis deve estar bem ajustado, macio.· Local: dê preferência a locais seguros, sem risco de assalto e atropelamentos. Locais pouco poluídos, em áreas verdes de sua comunidade.· Freqüência: o ideal é ser praticada diariamente.· Duração: 30 a 60 minutos.Lembre-se:Antes de começar qualquer atividade esportiva procure o médico. Da redação, Alailson Santana.

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