Dilema: máquina de radioterapia do Hospital Cirurgia está quebrada mais uma vez

A quebra não é novidade, e quem sofre são os pacientes, que tem o tratamento interrompido


Por Taís Cristina

Um assunto que não é mais novidade, volta a ser destaque novamente em Sergipe. A máquina de radioterapia do Hospital Cirurgia está quebrada mais uma vez, e mais uma vez, 38 pacientes terão o tratamento interrompido até que ela seja consertada. A informação foi noticiada no Bom dia Sergipe da última quinta-feira, 27.

Somente no ano de 2016, a máquina quebrou nove vezes. A pior parte é que apenas duas máquinas estão disponíveis no estado todo para tratar pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma no Cirurgia e outra no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Porém, quando uma quebra, o paciente não pode mudar o tratamento para a outra, pois este deve ser iniciado e terminado na mesma máquina.

A quebra constante dificulta e atrapalha o tratamento dos pacientes, que muitas vezes se deslocam de várias partes do estado para Aracaju, onde estão os dois hospitais. A máquina foi instalada no hospital há mais de 35 anos, e já está velha, por isso apresenta quebras constantes.

No ano passado o Ministério da Saúde viabilizou cerca de R$ 5 milhões ao hospital para a compra de uma máquina nova, porém a compra não foi feita ainda pois o hospital não possui suporte, e opta pelo conserto da máquina velha. A máquina será consertada novamente na semana que vem, quando o tratamento deve ser reestabelecido.

 

 


Endereço da página:

https://itnet.com.br/noticia/32855/dilema-maquina-de-radioterapia-do-hospital-cirurgia-esta-quebrada-mais-uma-vez

 


Acessado em 10/07/2020 06:02:32

Copyright Itnet - O Portal do Dia a Dia. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Itnet - O Portal do Dia a Dia.