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24.Nov.2010 - 19h34

Verduras e legumes são mais saudáveis crus do que cozidos ou assados.

A melhor forma de aproveitar os nutrientes é do jeito que a natureza oferece.

Comer verduras e legumes diariamente nos fornece uma dieta rica em fibras, vitaminas, sais minerais e outras substâncias, todas essas essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo.

Estudos recentes apontaram que ingerir as verduras e legumes in natura, ou seja, crus garante um melhor aproveitamento dos seus nutrientes. Tomando como exemplo a couve-flor, uma fonte de vitaminas A e C, rica em clorofila e glicosinolatos. Se for cozida em grande quantidade de água ela pode perder até 40% de seus nutrientes. Ao levá-la ao forno, perde-se zinco, ferro, cálcio e glicosinolatos. Já a cenoura, fonte de sódio, potássio, carboidratos, vitaminas A e C, sofre uma perda de 10% a 50% da vitamina C se levada ao fogo com água. Na versão assada, minerais como sódio e potássio são reduzidos.

E essas perdas não se restringem apenas ao cozimento no fogo. O aquecimento de verduras e legumes em fornos de micro-ondas também acarreta em alguma perda de nutrientes. Cozidos, assados ou in natura, as verduras e legumes devem obrigatoriamente estar presentes em sua dieta diária. Veja como diminuir as perdas nutricionais de alguns alimentos:

Batata: quando cozida ela perde boa parte das vitaminas. O ideal é prepará-la no vapor. Já na fritura não há uma grande perda de nutrientes, em compensação as calorias sobem muito. A batata assada perde potássio e vitaminas C e B.

Beterraba: quando levado ao fogo com água, perde potássio e pode elevar a glicose sanguínea ao ser consumida. Na forma assada, há perda de minerais como ferro, vitaminas C e B e ácido fólico. No entanto, nesta versão, há uma melhora na absorção da vitamina A.

Brócolis: ótima fonte de vitaminas A e C e antioxidantes. Apresenta uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, enxofre, cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e potássio. Mesmo com toda essa quantidade de nutrientes, há uma elevada perda das vitaminas, se ele for cozido. Preparado no vapor as propriedades nutritivas e antioxidantes são mantidas, sendo a forma de preparação mais indicada. O brócolis assado perde minerais como ferro, cálcio e enxofre.

Jeferson Machado,
Farmacêutico Bioquímico Clínico.
CRF-SE: 658.

 

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Saúde legal - Jeferson Machado
Jeferson é Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Habilitado em Bioquímica Clínica pela UFS. Especialista em Gestão Empresarial pela FIJ-RJ. Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter. Envie sugestões de matéria ou dúvidas para
jeferson@itnet.com.br
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