Os sertanejos nunca enfrentaram um período de estiagem prolongado tão rigoroso como estão enfrentando em 2012. Sem chuva a mais de um ano, o cenário é desolador, são riachos e açudes secos, plantações perdidas, o gado sai mais uma vez prejudicado, já que com a morte das palmas, principal alimento, começa a luta pela vida.

(Imagens: Ananias Marques / Ademarcos Dantas)

A situação é de comoção, o pasto dá lugar ao cemitério. Não é raro encontrar ossadas de animais espalhadas ao longo das plantações. Esta é a pior seca dos últimos 30 anos, é o que informa a Defesa Civil. Em Poço Redondo, município mais afetado pela seca em Sergipe, os sertanejos estão dividindo a água com os poucos animais que ainda sobrevivem, a produção leiteira e a irrigação são as que estão sendo mais prejudicadas. Em Nossa Senhora de Aparecida, o açude municipal tem o seu volume de água reduzido a cada dia por conta da seca.

(Imagens: Ademarcos Dantas / Açude municipal de Nossa Senhora de Aparecida)

Em Sergipe, 19 municípios já decretaram situação de emergência, são eles: Carira, Gracho Cardoso, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, São Miguel do Aleixo, Tobias Barreto, Tomar do Geru, Canindé de São Francisco, Frei Paulo, Gararu, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Poço Redondo, Poço Verde e Porto da Folha e Macambira.

(Imagens: Ademarcos Dantas / João do Norte olha para o céu na esperança da vinhda da chuva)

“Eu nuca vi uma cena como essa, nem na década de 70 quando teve uma seca”, contou João do Norte, morador do Povoado Salgadinho no município de Nossa Senhora de Aparecida.

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento vêm dando assistência as famílias sertanejas, já foram entregues desde janeiro deste ano, 99.696 cestas básicas, 24 mil kits de alimentos, 464 .400 litros de leite, além de 10 mil litros de água mineral. Foram beneficiadas as famílias que estão inscritas no Cadastro Único em situação de extrema pobreza.

(Caminhão pipa recolhendo água do Rio São Francisco) 

O Governo do Estado de Sergipe disponibilizou 38 caminhões pipas para o fornecimento diário da água recolhida do Rio São Francisco para os municípios em situação de emergência. O exército também está atuando no combate a seca. 

Meteorologia

(Meteorologista Overland Amaral)

Em entrevista ao Portal Itnet, o meteorologista Overlan Amaral, informou que haverá ausência de chuva nos próximos meses, mesmo que haja chuva, será abaixo da média. “A previsão climática para janeiro a março de 2013 é de maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria abaixo da faixa normal que corresponde a (40%) para grande parte da Região Nordeste e extremo leste da Região Norte. As temperaturas podem variar entre as categorias normal e acima da normal climatológica em áreas do Norte e Nordeste do Brasil, como resultado da maior probabilidade de estiagem prevista para este trimestre.” Conclui Overland.

Os sertanejos lamentam a morte do gado e das plantações. Mais seguem pedindo aos santos para que dias melhores cheguem, e que com paciência e confiança, seguem acreditando em um futuro melhor, com dias de fartura.

Da redação Itnet, Leonardo Dias.