Portal Itnet

Impacto do diabetes: Dados revelam cenário alarmante

Estima-se que cerca de 1 em cada 3 pessoas com diabetes desconheça sua condição, o que ressalta a importância da identificação precoce e do acesso ao tratamento.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Impacto do diabetes: Dados revelam cenário alarmante

Recentemente divulgados pelo IBGE, os resultados do Censo 2022 apontam que a população do Brasil atinge a marca de 203.080.756 pessoas. Com base nesse dado, estima-se que aproximadamente 20 milhões de brasileiros possam ter diabetes, dado que pesquisas anteriores indicaram uma frequência de 10,2% do diagnóstico autorreferido da doença.

A IDF (Federação Internacional de Diabetes) estima uma prevalência ligeiramente superior, de 10,5%, no país. Dentre os tipos de diabetes, o mais comum é o Tipo 2, representando cerca de 90% dos casos. Já o Tipo 1, embora menos comum, também tem impacto significativo na saúde pública.

O Brasil ocupa o 6º lugar no mundo em número total de pessoas com diabetes e o 3º lugar quando se trata de diabetes Tipo 1, segundo a IDF. Dados mostram que as mulheres são mais afetadas pela condição do que os homens, com uma prevalência de 11,1% comparada a 9,1%, respectivamente.

O envelhecimento da população e a redução dos níveis de escolaridade são fatores associados ao aumento da prevalência do diabetes. Além disso, estima-se que cerca de 1 em cada 3 pessoas com diabetes desconheça sua condição, o que ressalta a importância da identificação precoce e do acesso ao tratamento.

Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) enfatiza a necessidade de estratégias de prevenção e identificação precoce da doença, bem como o acesso equitativo ao tratamento, visando reduzir complicações e custos associados ao diabetes no longo prazo.

 

 

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

 

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você