Portal Itnet

Vendas de Cursos Online para Concursos aceleram devido a Pandemia

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Vendas de Cursos Online para Concursos aceleram devido a Pandemia

Um setor da economia que não pode reclamar por causa da Pandemia é o que trabalha com internet, em especial, o do ramo da Educação a Distância.  De repente, o ritmo de estudo muda drasticamente em todo o país, devido a Codiv-19, e milhares de concurseiros se veem como quase uma obrigação, estudar para os concursos públicos, através de Cursos Online. O faturamento que, para muitas empresas, caiu consideravelmente, outras tiveram um crescimento acima dos 50%. E uma das razões principais foi o fechamento dos cursos presenciais por causa do isolamento social e não se tem uma data específica quando a vida em todo o Mundo voltará ao normal. Em Sergipe, a opção para milhares de concurseiros é se preparar estudando em casa, pelo computador, tablet e celular. Porém, os alunos devem ficar de olho e não investir o seu dinheiro na compra de cursos a distância de péssima qualidade ou em empresas sem experiência no ensino online. Lembre-se, o fato da empresa ser referência nos estudos presencias, não significa que ofertará um curso pela web de qualidade. Com o desenvolvimento das Tecnologias, a cada instante, surgem empresas lançando seus cursos online para concursos públicos, da noite para o dia. Ora, sem tradição e conhecimento em Educação a Distância, é possível transformar o ensino presencial em online, em questão de dias? O professor e Mestre em Educação, pesquisador e estudioso da Educação a Distância em Sergipe há mais de 15 anos, Fábio Figueirôa, faz um alerta aos concurseiros: “desconfie de cursinhos que estão ofertando cursos online para concursos sem se quer ter experiência em EAD. No ensino online, não basta pegar uma câmera, apertar o “rec” e começar a gravar. Para o sucesso desses cursos, é necessário um conjunto de fatores que garantam ao aluno um bom aproveitamento em seus estudos”, afirma.

Para Figueirôa, “todo dia” nasce uma empresa em Sergipe que só atuava no presencial e, de repente, começa a ofertar na modalidade online, informando para os futuros alunos que possuem o melhor curso a distância do país. Ele afirma que os concurseiros precisam ter muita cautela na hora da compra e investigar se essa ou aquela empresa, tem realmente condições de ofertar um curso online de excelência. De acordo com o professor, um bom curso online precisa, acima de tudo, de uma boa estrutura de gravação, equipamentos de ponta, tecnologia, material didático de qualidade, equipe de filmagem, edição e designer, e professores capacitados. “Tem cursinhos em Sergipe gravando aulas em locais inapropriados, com celular num tripé, de forma bem amadora, em uma sala de aula comum, sem acústica alguma. No decorrer do curso, o aluno online terá uma série de dificuldades, caso a empresa não ofereça condições necessárias para garantir o sucesso do curso”.
Elisângela Mota é concurseira de plantão e já fez vários cursos presenciais em Sergipe. Cansada da mesmice do presencial, optou no último concurso para o Magistério de São Cristóvão em estudar de forma online, a distância. Mas, segundo ela, o curso escolhido lhe causou uma tremenda dor de cabeça. “As Videoaulas eram gravadas em uma sala de aula comum, com alunos dentro, estudando no presencial. Aulas cansativas, enfadonhas, visto que, o modelo era completamente voltado para quem estava em sala de aula. Além disso, a estrutura do curso na plataforma era desorganizada, não oferta um Simulado Online com feedback na hora e nem banco de questões para a gente praticar. Mas mesmo assim, a experiência foi interessante. Para esse concurso da Barra dos Coqueiros, vou concorrer para uma das 70 vagas do cargo de Professor/Pedagogo, só que resolvi pesquisar melhor em qual curso iria me matricular. Busquei referências e se a empresa tinha experiência no ensino online. Acho que agora estou no caminho certo. Estou amando fazer o meu preparatório a distância”, explica.
Como escolher a melhor empresa Para você, concurseiro, saber se esta ou aquela empresa oferta o melhor curso online, o ideal é comparar mesmo. Acesse o site de vendas de cada empresa. Observe as Videoaulas demonstrativas se são de qualidade, o material didático, a apostila passa por diagramação e designer, ou é apenas um arquivo de Word transformado em PDF? Tem recursos a mais de aprendizagem, como Audioaulas e Slides de Conteúdo do professor. E os professores? Tem experiência no assunto e conseguem transmitir bem pela câmera? E a Plataforma Virtual de Aprendizagem disponível para o estudo do aluno. A empresa possui um AVA de qualidade? O ambiente é utilizado por outras instituições de ensino no Brasil e no Mundo? Possui ferramentas de comunicação e interação com a direção? Ou é apenas um site na internet que serve como repositório? E por fim e não menos importante, a empresa que você irá comprar o curso lhe presta um bom atendimento? A resposta é rápida, diariamente, quase que 24 horas? Porque tenha certeza, você vai precisar se comunicar com a direção da empresa ou funcionários para tirar dúvidas e emitir sua opinião sobre o curso. Depois de realizar esse Checklist, aí sim, você terá a certeza que está fazendo uma excelente compra.
Link: www.canaldosconcurseiros.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você