Portal Itnet

Doações de sangue no Hemose estão sendo feitas por agendamento, para evitar aglomerações. Saiba como doar

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Doações de sangue no Hemose estão sendo feitas por agendamento, para evitar aglomerações. Saiba como doar

As doações com hora marcada permitem maior controle no fluxo de pessoas e evita aglomerações. Com esse foco o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) vem intensificando as ações para divulgação do serviço de agendamento para doação de sangue pelos telefones: (79)3225-8039 e 2359-3174.

O voluntário interessado e em condições saudáveis para doar pode ligar para buscar informações sobre os critérios básicos e ainda obter orientações sobre os procedimentos para o agendamento neste período de contenção do coronavírus. As atividades realizadas pelo Hemocentro de Sergipe têm como finalidade repor os estoques de sangue O, A, B e Ab fator Rh positivo e negativo e evitar aglomeração com a implementação de medidas de segurança. “Quando o cidadão chega à recepção do Hemose ele é acolhido por profissionais, informa o horário do seu agendamento e é direcionado para fazer a assepsia das mãos., primeiro com água e sabão, depois com o álcool em gel”, explicou a gerente de Ações Estratégicas da unidade, Rozeli Dantas.
Em seguida o voluntário segue o ciclo do doador, etapas que antecedem a coleta da bolsa de sangue. Assim, ele passa pelos serviços de cadastro, pré-triagem e triagem clínica, uma entrevista individual e sigilosa, onde o candidato a doação recebe outras orientações sobre cuidados para evitar a Covid-19. “O trabalho cumpre a legislação do serviço orientada pelo Ministério da Saúde e reforça ainda mais os cuidados e segurança de funcionários e doadores para evitar a propagação do vírus. Para isso, o doador é questionado sobre viagens e possível contato com pessoas contaminadas com a enfermidade”, conclui a assistente social. Critérios para doar Para ser um doador de sangue é preciso estar em bom estado de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos só pode doar mediante apresentação do termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional, podendo ser as carteiras, de identidade, motorista, trabalho, reservista ou ainda, o título eleitoral. Fonte: SES

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você