Divulgado o plano de vacinação de Itabaiana. Confira como será

A vacina contra a Covid-19 chegou em Itabaiana na manhã desta terça-feira, 19, enviada pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram enviadas 1786 doses para imunizar um total de 893 profissionais da saúde nesta primeira etapa. A campanha de vacinação começa nesta quarta-feira, 20. 

O prefeito do município, Adailton Sousa, acompanhou a chegada da vacina com muito entusiasmo. “É um momento histórico para a nossa cidade. Nós preparamos Itabaiana para esse dia e ele finalmente chegou. Agora é reforçar ainda mais os trabalhos para iniciar o processo de imunização da nossa população. A esperança chegou!”, afirmou Adailton.

As doses chegaram na Secretaria Municipal da Saúde, sede da regional, para serem distribuídas entre os demais municípios do agreste sergipano: Frei Paulo, Malhador, Carira, Areia Branca, São Domingos, Ribeirópolis, Pinhão, Aparecida, Campo do Brito, Macambira, São Miguel do Aleixo, Moita Bonita e Pedra mole.

De acordo com a Secretária de Saúde do município, Priscila Melo, já está tudo pronto para iniciar a campanha de vacinação. “Nós já recebemos a vacina e durante a tarde nossas equipes de vacinadores passarão por uma capacitação. Amanhã, a primeira profissional da saúde escolhida para ser vacinada foi uma técnica de enfermagem que trabalhou a vida inteira na sala de vacina”, informou Priscila. 

O Plano Municipal de Imunização (PMI) foi apresentado pela Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Laís Menezes. Segundo ela, “o município segue as recomendações do Plano Nacional de Imunização com algumas alterações nas estratégias, criadas para atender a realidade de Itabaiana”, informou. 

Confira as etapas do Plano Municipal de Imunização:

1ª etapa 

Trabalhadores da saúde;
Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizados (com moradia permanente em asilos, abrigos e afins); 

2ª etapa 

Pessoas com 80 anos ou mais;
Pessoas de 75 a 79 anos;
Pessoas de 70 a 74 anos;
Pessoas de 65 a 69 anos; 
Pessoas de 60 a 64 anos; 

3ª etapa

Pessoas com comorbidades;

4ª etapa

Professores e profissionais da segurança e salvamentos 

Informações gerais: 

Não podem tomar a vacina gestantes, lactantes e pessoas com menos de 18 anos. Serão aplicadas duas doses da vacina, no intervalo de 21 dias, em cada pessoa que for vacinada. Itabaiana tem o estoque de mais de 6 mil seringas com agulhas e serão solicitadas mais 70 mil. 

Divulgação / Governo de Itabaiana