Portal Itnet

SERGIPE: municípios que ainda não vacinaram idosos acima de 90 anos

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
SERGIPE: municípios que ainda não vacinaram idosos acima de 90 anos

Segundo diretor de vigilância em saúde, algumas cidades estão com dificuldades de localizar e convencer idosos.

Quatro dos 75 municípios de Sergipe ainda não iniciaram a vacinação contra a Covid-19 de idosos acima de 90 anos. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (16), pelo diretor de vigilância em saúde de Sergipe, Marco Aurélio Góes.

Os municípios que estão nessa situação são: Laranjeiras (55 doses ), Itaporanga d´Ajuda (98 doses), General Maynard (10 doses) e Muribeca (24 doses).

“ Muitos municípios têm tido a dificuldade de localizar o idoso e mapear. O município que tem 10 idosos, recebe um frasco que vai vacinar 10 pessoas, então ele precisa localizar essas pessoas para fazer a vacinação no prazo de seis horas para não perder a vacina. Além disso, alguns relatam uma dificuldade no convencimento do idoso à vacinação, devido às fake news. Mas, por outro lado, a gente tem visto que a família agindo, e o profissional de saúde esclarecendo, esse idoso é vacinado com tranquilidade, porque vários outros municípios têm tido sucesso nessa vacinação”, explicou Marco Aurélio Góis.

Segundo ele, para controle, o andamento da vacinação nos municípios deve ser informado no sistema do Ministério da Saúde, mas nem sempre a atualização acontece de forma rápida.

“É um programa novo, que passa sempre por atualização. Ele não tem conseguido atualizar on-line, então ele tem ficado com um déficit. A informação que tem no site é atrasada em relação ao que os municípios fazem. Então fica difícil fazer esse julgamento individual. O que a gente tem feito paralelamente é: diariamente todos os municípios enviam, até às 18h, a informação do que vacinou naquele dia e o que vacinou de forma acumulada, para que a gente consiga divulgar tanto nos nossos portais, como para os veículos de imprensa”, explicou.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontam que 33.3916 profissionais da saúde, que atuam na linha de frente contra a Covid-19, foram vacinados até esta terça-feira (16). O número corresponde a 77% do total que deve ser imunizado no estado.

De acordo com a SES, 4.799 idosos, com 90 anos ou mais, foram imunizados com a primeira dose, o que corresponde a 67% dessa população.

A expectativa da secretaria é que uma nova remessa de doses chegue ao estado nos próximos 10 dias. A previsão é que não haja interrupção no processo de vacinação, já que a segunda remessa das doses das pessoas que foram vacinadas estão separadas para garantir a conclusão da imunização.

por G1/SE

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você