Nos dias 20 e 21, os templos religiosos de qualquer crença, não poderão funcionar.

Novas restrições foram anunciadas hoje, 11, pelo governador Belivaldo Chagas, em entrevista coletiva, para o funcionamento de algumas atividades em Sergipe. Dentre elas estão a suspensão das aulas da rede particular, até 04 de abril e o adiamento no início das aulas da rede pública, que retomaria em 22 de março.

As creches continuam em funcionamento e as turmas do ensino infantil continuam com aulas presenciais.

Outra medida anunciada pelo Governo de Sergipe é que aos fins de semana, academias deverão estar fechadas, assim como bares, restaurantes e o comércio em geral (exceto atividades essenciais). E durante a semana, devem abrir apenas com até 30% da capacidade. O limite de ocupação também vale para salões de beleza, bares e restaurantes.

No caso dos templos religiosos, até o dia 14 de março de 2021, poderão funcionar até as 18h, respeitada a limitação máxima de 30% do estabelecimento, ficando vedado o funcionamento nos dias 20 e 21 de março de 2021.

Belivaldo havia anunciado que os templos deveriam estar fechados também no fim de semana dos dias 13 e 14, porém, depois, a informação foi corrigida.

Os eventos de qualquer tipo também continuarão suspensos. No caso da capital Aracaju, o comércio no Centro poderá funcionar das 9h às 17h e os demais tipos de comércio, das 10h às 18h, isso na semana, visto que nos fins de semana já estava sem funcionar desde o fim de semana passado.

Os shoppings e galerias vão permanecer fechados no sábado e domingo e na semana podem funcionar em horário normal. As restrições valem até 22 de março, exceto as aulas, cujo datas já foram anunciadas acima.

Outra medida anunciada é que o ponto facultativo de 17 março, que comemora o aniversário de Aracaju será válido nos 75 municípios sergipanos, como forma de manter as pessoas mais tempo em casa.

De acordo com o governador Belivaldo, as novas medidas restritivas visam conter a disseminação do coronavírus em todo o território e evitar a superlotação nos leitos, principalmente de UTI’s.

“Às vezes parece que a gente quer resolver a questão da pandemia com os bares e restaurantes, mas está comprovado que o uso da máscara inibe o vírus, e no restaurante você não bebe, nem come de máscara”, disse Belivaldo.

CORONAVÍRUS:

De acordo com os dados mais recentes da SES, o estado tem no momento 157.088 casos confirmados do coronavírus, sendo que 8.391 estão ativos (7.787 pacientes cumprem isolamento domiciliar e 604 estão internados). 3.057 pacientes faleceram em decorrência da doença.

  • Matéria atualizada às 17:02h, para o acréscimo de informações.