Portal Itnet

Imunização de idosos em Itabaiana é interrompida por falta de vacinas para a aplicação da PRIMEIRA DOSE

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Imunização de idosos em Itabaiana é interrompida por falta de vacinas para a aplicação da PRIMEIRA DOSE

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, as vacinas que chegaram ontem, 16, são para a aplicação da segunda dose em quem já tomou a primeira.

Começou a faltar vacina para imunizar o público-alvo do Plano de Imunização.

Em Itabaiana, a vacinação com a primeira dose de idosos a partir de 76 anos foi interrompida, justamente por falta de doses. A informação foi confirmada à nossa equipe por Laís Menezes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

No sábado, 13, Itabaiana vacinou 350 idosos com 76 e 77 anos e rapidamente a vacina acabou. Desde então não chegou uma nova remessa de doses da CoronaVac, para a primeira dose.

Com isso, quem está nessa faixa etária e os demais idosos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina, (cerca de mil idosos) tiveram a vacinação interrompida.

O município recebeu ontem, 16, mais de 2 mil doses da coronaVac, mas elas serão utilizadas para a aplicação da segunda dose, em quem já tomou a primeira, respeitando o intervalo de aplicação de uma dose para outra.

Ainda não se sabe quando novas doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde para os estados, que faz a distribuição aos municípios. Pelo menos até o momento nada foi divulgado sobre isso.

Por enquanto, não há a compra de vacinas por parte dos municípios e estados; a vacinação ocorre somente com as remessas enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além de Itabaiana, Aracaju também teve a vacinação de idosos suspensa, por falta de doses e também aguarda uma nova remessa para continuar a imunização.

Do início do plano de vacinação, em janeiro, até agora, Itabaiana recebeu 7.354 doses de vacina para a imunização dos seus munícipes.

Até o momento, cerca de 5 mil doses foram aplicadas.

COMPRA DE VACINAS:

Os vereadores de Itabaiana aprovaram ontem, 16, durante sessão remota da Câmara, o Projeto de Lei, de autoria do Executivo, que autoriza o município a participar do Consórcio de Municípios, para a compra de vacinas contra o coronavírus.

O projeto de lei foi aprovado por todos os 14 vereadores da cidade serrana, em três votações, e agora segue para a sanção do prefeito Adailton Sousa, que havia assinado o documento no dia anterior, e pedido ao presidente da Câmara, Marcos Oliveira, que a votação ocorresse em caráter de urgência.

Após o projeto ser sancionado, o município de Itabaiana estará apto a participar do consórcio e tentar fazer a compra de vacinas, junto com outros municípios.

A possibilidade dos municípios terem como comprar vacinas vai ampliar e acelerar a vacinação, que ainda não saiu das fases 1 e 2 e nem a fase 1, em Itabaiana foi totalmente finalizada.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você