Portal Itnet

Governo de Sergipe assina contrato para compra de 400 mil doses da vacina Sputnik

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Governo de Sergipe assina contrato para compra de 400 mil doses da vacina Sputnik

A previsão é de que as doses sejam entregues até o mês de julho.

O governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), assinou nesta sexta-feira, 19, o contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição de 400 mil doses da vacina Sputnik, que imuniza contra o novo coronavírus.

A compra foi comunicada ao Ministério da Saúde, que decidirá se aceita ou não incorporar as 400 mil doses da vacina ao Plano Nacional de Imunização. Caso o órgão federal decida por não aceitá-las, o governo de Sergipe terá as 400 mil doses para avançar no Plano Estadual de Imunização, com os grupos prioritários.

“Desde o início, fizemos todos os esforços para acelerar a vacinação em Sergipe e, agora, temos mais confiança de que, graças a Deus, todo o nosso trabalho para agilizar esse processo será recompensado. Vamos continuar a nos proteger, obedecendo às medidas de restrição necessárias, que a vacina, nossa maior arma contra a pandemia, já está bem mais próxima para que nosso povo possa ter a esperança de dias melhores”, disse o governador Belivaldo Chagas.

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, reforçou a alegria por essa conquista para Sergipe. “Este é um grande passo do governo do Estado, que há um ano trabalha incansavelmente no combate à Covid-19. A assinatura desse contrato traz a renovação da esperança de que, com maior brevidade, possamos construir uma nova história”, disse a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.

A previsão é de que as doses sejam entregues até o próximo mês de julho. A aquisição da vacina seguiu todos os trâmites legais como destaca o procurador-geral do Estado, Vinícius Thiago Soares Oliveira. Ele conta que, desde que o fundo russo propôs a venda do imunizante ao Estado, que a Procuradoria foi acionada para cuidar do processo.

“Foram realizadas inúmeras reuniões com o fundo russo para a negociação dos termos do contrato, de modo que a Procuradoria deu conforto jurídico ao Estado nesse processo, celebrando a compra das vacinas, ainda que este seja um contrato internacional, com cláusulas próprias, mas traz segurança e previsibilidade, ajudando no combate a pandemia”, disse o procurador-geral.

A aquisição das vacinas foi submetida à apreciação dos deputados, que a aprovaram em regime de urgência. “A Assembleia inclusive possibilitou que as aquisições de vacina não se limitem à Sputnik, mas a qualquer outra que esteja em oferta no mercado”, enfatizou Vinícius Oliveira.

A Sputnik ainda precisa de um aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser aplicada no País. Isso porque o laboratório União Química, que produzirá a vacina no Brasil, precisa fazer um pedido de uso emergencial para a Anvisa.

Fonte e foto: ASN

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você