Outono deverá ser de clima chuvoso em todas as regiões de Sergipe

Verão se despede com temperaturas altas em Sergipe.

Já é outono no Brasil, quando podemos esperar a chegada de temperaturas mais amenos e dias mais chuvosos. O dia também é chamado de Equinócio de Outono, este ano aconteceu no dia 20 de março, ontem, exatamente às 06h38.

O outono é a estação do ano que começa sempre entre os dias 20 e 21 de março, ou seja, quando termina o verão, e termina entre os dias 20 e 21 de junho, quando tem início o inverno.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.

O meteorologista do Centro de Meteorologia de Sergipe (CMS), Overland Amaral, explica que outono é uma estação de transição entre verão e inverno e detém características de ambas as estações, com mudanças rápidas nas condições do tempo.

“Nota-se uma maior frequência de chuvas total ou superiores a 700 mm no extremo norte, da região Norte e Nordeste, e do Leste e no Nordeste em especial sob Sergipe um período mais chuvoso, a temperatura mínima vai girando em torno de 20 a 22º e máxima varia entre 30 a 32 graus celsius”.

Segundo o CMS, a previsão climática para o período chuvoso é de chuvas mais intensas a partir do mês de maio e segue até o fim do inverno, além disso vão ficar na média dos outos anos.

Alerta Defesa Civil Estadual

Neste fim de semana, há possibilidade de chuvas moderadas em Aracaju e mais intensas para algumas regiões do estado. Atenção para os moradores de Brejo Grande, Pacatuba, Ilha das Flores, Neópolis, Santa Luzia do Itanhy, São Cristóvão, Barra do Coqueiros, Estância, Indiaroba, Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas, Pirambu onde há risco de altos índices pluviométricos.

Fonte e foto: ASN