Chegou o dia do primeiro Clássico Maior do ano. Nesta quarta-feira, 14, Confiança e Sergipe se enfrentam pela primeira vez em 2021. A partida, atrasada da 5ª rodada do Campeonato Sergipano, acontecerá na Arena Batistão, às 17h50, com transmissão exclusiva da It Tv Plus. Além de toda expectativa que normalmente se gera por um confronto com tanta tradição, este derby também reserva alguns detalhes a mais.

Tabu

Sem vencer o Confiança desde o dia 18 de fevereiro de 2018, o Sergipe está há mais de três anos sem derrotar o rival. De lá pra cá, quatro vitórias do Dragão do Bairro Industrial e três empates. A sequência, além de indigesta para o Mais Querido, também reflete no momento que as equipes vivem.

Com mais estrutura e relevância nacional, o time azulino tem retido os holofotes para si nos últimos anos. Desde o acesso para Série C, em 2014, o clube passou por muitos momentos de destaque. Em contrapartida, o alvirrubro, mesmo campeão estadual em duas oportunidades de lá pra cá, não conseguiu ter o mesmo sucesso nacional que o rival.

O Confiança não só conseguiu chegar até a Série B do Campeonato Brasileiro, como também cresceu no cenário nordestino. Passou a figurar frequentemente na Copa do Nordeste e em 2020, por exemplo, foi semifinalista. Já o Sergipe, não conseguiu sair da Série D e permanece na tentativa de construir um calendário mais sólido e longínquo.

Diante da carga exacerbada de expectativa que um clássico naturalmente traz, esse jogo também pode refletir uma série de coisas. Vai além do tabu e da invencibilidade do Confiança, trata-se também da necessidade do Sergipe dar uma resposta a sua torcida após anos de instabilidade.

Lei do ex

Rotineiramente presente no Clássico Maior, a lei do ex pode acontecer novamente nesta quarta-feira. Do lado azulino, o meio-campista Rafael Villa, bicampeão sergipano com o Sergipe e também com o Confiança. Ele, que em 2013 marcou o gol da vitória colorada justamente no dia do aniversário do rival, no ano passado se fez valer da tradicional lei futebolística para garantir o empate em 2 a 2.

Naquela ocasião, o gol foi marcado no último lance do jogo e foi crucial para que o Dragão fosse posteriormente campeão estadual de forma invicta. Atualmente na reserva, Villa sem dúvidas está mais do que habituado ao confronto mais tradicional de nosso estado.

Já do lado colorado, Thiago Silvy. Titular após a lesão do atacante Paulinho, o camisa 9 marcou gols nos dois jogos em que precisou assumir a vaga do companheiro e chega em bom momento. Assim como Rafael, Silvy também teve passagem vitoriosa quando esteve no rival e chegou a ter status de ídolo.

Campeão sergipano em 2017, o atacante foi um dos responsáveis diretos pela eliminação do alvirrubro naquele ano. Na ocasião, o Confiança venceu o Sergipe por 3 a 2 com gol dele e deixou o Mais Querido praticamente eliminado do certame estadual. Diferentemente de Villa, ainda não tem uma história construída nos dois clubes, mas com certeza será uma das grandes armas coloradas para buscar o triunfo neste confronto.

Classificação e momento

Ainda que exista a máxima de que “clássico é clássico”, é inevitável o momento das equipes não ser pautado. Ambas entram pressionadas pela vitória, mas em condições diferentes. O Confiança, eliminado da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste, passa por um processo de reformulação do elenco e precisa responder no Campeonato Sergipano. O Sergipe, por sua vez, também foi eliminado da CdB, mas de forma menos melancólica. No entanto, ainda que sem perder há cinco jogos, o colorado tem empatado bastante neste Sergipão e deixado sua torcida com um pé atrás.

Em virtude do calendário apertado, o Dragão tem quatro jogos a menos que o líder do seu grupo, Lagarto. Caso vença todas essas partidas, sai da terceira colocação e pula para a primeira posição, o que ainda lhe permitiria abrir dois pontos de vantagem na liderança.

Para chegar nesse status, que daria tranquilidade para a sequência do trabalho de Daniel Paulista, o Confiança precisa vencer o clássico. Uma vez que qualquer ponto é importante num campeonato tão disputado, a vitória não só trará paz ao conturbado momento do clube, como também ajudará diretamente nos objetivos da equipe na competição.

No grupo A, o Sergipe também possui jogos a fazer. Vice-líder com nove pontos, o Mais Querido tem dois jogos a menos que o líder e classificado Itabaiana – com 18 pontos, não pode mais ser alcançado pelo restante do grupo, tendo pelo menos o segundo lugar garantido.

Sendo assim, a vitória significa muito além da quebra de um tabu para o Gipão. Mesmo não perdendo desde a segunda rodada, o time comandado por Paulo Foiani tem sido pressionado pela oscilação. Após o revés diante do Lagarto naquele 27 de fevereiro, foram duas vitórias e três empates, oscilação suficiente para deixar uma torcida desconfiada ainda mais apreensiva. Caso vença, se aproxima do Tremendão da Serra, mantém vivo o desejo de passar como líder e consegue maior tranquilidade para o decorrer de 2021.

As realidades podem ser muito opostas, mas os momentos são inevitavelmente parecidos. Ainda que por razões diferentes, o triunfo no clássico é vital para ambas as equipes. Imprevisível como um clássico naturalmente é, Confiança e Sergipe tem de tudo para ser um dos jogos mais emocionantes da atual temporada.

Adquira seu ingresso

Por si só, o Clássico Maior já é um atrativo. Em tempos normais, teríamos uma Arena Batistão lotada de azul e vermelho, mas no momento sabemos que isso não é possível. Ainda assim, o torcedor poderá garantir seu ingresso. Com transmissão exclusiva da It TV Plus, você pode garantir sua presença neste jogaço por apenas R$ 9,90 e assistir ao confronto mais tradicional do nosso futebol do conforto de sua casa.

Colorados, azulinos e fãs do futebol poderão adquirir o direito de assistir ao primeiro Confiança e Sergipe de 2021 através da nossa plataforma de streaming. É só clicar aqui e garantir a sua vaga.

Assine a it TV Plus

Os jogos do Campeonato Sergipano 2021 são transmitidos pela it TV Plus. Enquanto a bola rolar, transmitiremos para você. Uma cobertura completa que permite você torcedor assistir de onde quer que esteja. Independente de ser pelo celular, tablet, computador ou pela Smart TV, o aplicativo e o site da it TV acompanharão você. O pacote custa apenas R$39,90 e, além Sergipão 2021, te concede mais de 80 canais! Não sabe como assinar? É só clicar aqui e seguir o passo a passo.