Portal Itnet

Aroma de laranja doce pode reduzir a dor e a ansiedade durante o trabalho de parto?

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Aroma de laranja doce pode reduzir a dor e a ansiedade durante o trabalho de parto?

Confira a primeira matéria do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da UFS de Lagarto.

O parto humanizado é um direito de toda gestante e compreende um conjunto de procedimentos que buscam readequar o processo de parto dentro de uma perspectiva mais humana e acolhedora, abrangendo tanto a mulher quanto o bebê. Entre estas práticas destacam-se os métodos para o manejo da dor durante o trabalho de parto.

Sobre este aspecto, um estudo realizado pela enfermeira Jéssica Carvalho Nascimento, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (UFS-Lagarto), sob a orientação dos professores Dr Adriana Gibara e Dr Tiago Costa, buscou estratégias para o alívio da dor e da ansiedade durante o trabalho de parto entre os produtos cítricos da região.

A equipe de pesquisadores verificou, através de um ensaio clínico randomizado com gestantes em trabalho de parto de uma maternidade da região, que o grupo de mulheres expostas ao aroma da laranja doce (Citrus sinensis L) apresentou redução significativa da dor ao longo do tempo e diminuição da ansiedade, quando comparado ao grupo de gestantes expostas ao placebo (água destilada).

Para o grupo de pesquisa, estes resultados são bastante animadores, uma vez que indicam as potencialidades desta intervenção genuinamente sergipana e sua possível aplicabilidade nas boas práticas do trabalho de parto.

*Essa matéria foi desenvolvida por integrantes do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da UFS de Lagarto, que semanalmente trará matérias sobre assuntos de interesse da população, aqui no Portal Itnet

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você