Quem doa sangue pode salvar até quatro vidas. Confira abaixo os critérios para ser um doador.

Foto: SES

Desde o início da pandemia, as doações de sangue no Hemocentro de Sergipe (Hemose) tiveram uma queda. E no primeiro quadrimestre deste ano, a diminuição de doações foi de 50% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Por conta disso, o Hemose quer mobilizar os sergipanos sobre a importância da doação de sangue de todos os tipos, para a reposição dos estoques.

Quem doa sangue pode salvar até quatro vidas e neste momento de pandemia o Hemose reforça que todas as medidas necessárias para uma doação segura estão sendo adotadas pelos profissionais do Hemocentro.

Então não tenha medo, se você está em condições, doe sangue e contribua para que alguém continua vivendo, assim como você.

SAIBA OS CRITÉRIOS NECESSÁRIOS PARA SER UM DOADOR DE SANGUE:

As pessoas que tem de 16 a 69 anos e peso acima de 50Kg. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional, como por exemplo, carteira de identidade.

O HEMOSE RECOMENDA PARA O DIA DE DOAÇÃO:

> Nunca vá doar sangue em jejum;

> Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;

> Não ingira bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;

> Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;

> Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação.

Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no período de 12 meses). Para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três no período de 12 meses).

Doe sangue e ajude a salvar vidas! É gratuito, faz bem para a sua saúde e a de quem recebe!