Portal Itnet

Serviço pioneiro em Sergipe reabilita pacientes recuperados do coronavírus no Hospital João Alves Filho

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Serviço pioneiro em Sergipe reabilita pacientes recuperados do coronavírus no Hospital João Alves Filho

O serviço une práticas de reabilitação e a qualidade de vida dos pacientes perdidos durante a doença.

O Ambulatório de Retorno do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) iniciou há um mês o serviço de reabilitação de pacientes recuperados da Covid-19 e das diversas áreas clínicas. O serviço, que é pioneiro em Sergipe, une práticas de reabilitação e a qualidade de vida dos pacientes perdidos durante a doença.

“A gente percebeu que os pacientes que ficam internados por causa da Covid-19 e recebem alta, precisam estar sob os nossos olhares justamente para que a gente possa detectar as sequelas, fazer reabilitação precoce, se anteceder a alguma possível complicação, fazer ajustes de medicamentos. Como nós temos o ambulatório da residência médica no Ambulatório de Retorno, onde a gente já tinha essa prática com os pacientes da ala ao receberem a alta, então surgiu a ideia junto com a direção do hospital, da gente receber aqui no ambulatório esses pacientes de alta da Covid-19 do Huse e das diversas áreas clínicas para que possamos  monitorar, inclusive favorecendo uma alta mais precoce uma vez que ele seria mais rapidamente avaliado”, explicou Juliana Santana.

O procedimento inicia a partir da alta médica do paciente. Ele é encaminhado ao Ambulatório de Retorno, o familiar faz o agendamento da consulta e no dia é feito uma anamnese com o que aconteceu no hospital, qual foi a gravidade, órgãos comprometidos, medicação que está usando.

Os sintomas pós-Covid são reavaliados, se tem confusão mental, dor de cabeça, febre persistente, fadiga ou dispneia, e verifica a gravidade dos sintomas, a depender da avaliação clínica vai precisar de um exame, controle e ajuste da medicação.

A médica explicou também sobre a periodicidade necessária para o monitoramento do paciente. “O paciente pós covid é monitorado por cerca de três meses, mas cada paciente vai ter um retorno mais frequente ou menos frequente. Se é um paciente que a gente tem que avaliar mais de perto, tem que vir toda semana, se consegue ver daqui a quinze dias ou vir mensalmente, agora durante três meses é necessário que ele esteja em observação, porque nesse período existe o risco de complicações”, enfatizou Juliana Santana.

As queixas mais comuns que o paciente relata no ambulatório de retorno depois de alta da Covid-19 são: fadiga física, cansaço físico, inchaços e edemas em membros inferiores, dores de cabeça e problemas respiratórios.

O superintendente do Hospital João Alves, Walter Pinheiro, parabenizou o trabalho da médica e da equipe da clínica médica do Ambulatório de Retorno. “É uma atividade pioneira dentro da saúde estadual no tratamento da Covid-19”, destacou.

Fonte e foto: SES

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você