Portal Itnet

Ministro do Meio Ambiente e Presidente do Ibama são alvos de operação da Polícia Federal

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Ministro do Meio Ambiente e Presidente do Ibama são alvos de operação da Polícia Federal

Foi determinado o afastamento de dez agentes públicos vinculados ao Ministério e ao Ibama, entre eles, o presidente do instituto, Eduardo Bim.

A Polícia Federal realiza hoje, 19, uma operação que apura crimes contra a administração pública, como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando, praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, estão entre os alvos da operação, denominada “Akuanduba”.

Segundo a PF, cerca de 160 policiais cumprem 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo e as medidas foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O Supremo determinou o afastamento preventivo de dez agentes públicos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ibama, entre eles, o presidente do instituto, Eduardo Bim.

O STF também pediu quebra de sigilos bancários e fiscais do ministro Ricardo Salles. A operação está em andamento.

De acordo com a PF, “as investigações foram iniciadas em janeiro deste ano, a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira”.

AKUANDUBA:

O nome faz referência a uma divindade da mitologia dos índios Araras, que habitam o estado do Pará. Segundo a lenda, se alguém cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você