Portal Itnet

Estudo da UFS mostra que tratamento ortodôntico precoce em crianças com “fissura labiopalatina” pode diminuir necessidade de cirurgia

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Estudo da UFS mostra que tratamento ortodôntico precoce em crianças com “fissura labiopalatina” pode diminuir necessidade de cirurgia

No Brasil estima-se que a cada 650 crianças nascidas, uma apresenta essa malformação.

A fissura labiopalatina é uma malformação craniofacial relativamente comum que é determinada na vida intra-uterina, entre a 4ª e 10ª semana, e provoca uma falha na fusão do lábio superior e palato.

É considerado um relevante problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde, e no Brasil estima-se que a cada 650 crianças nascidas, uma apresenta essa malformação.

Desta forma, uma pesquisa realizada pela odontóloga, Larissa Menezes Costa, mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (UFS-Lagarto), sob a orientação dos professores Drº Carlos Eduardo Repeke e Drª Daiana Broll, avaliou o tratamento ortodôntico precoce em indivíduos com fissura labiopalatina com o objetivo de redirecionar o crescimento e desenvolvimento da maxila.

A pesquisa foi realizada em crianças com fissura labiopalatina no serviço de ortodontia da Sociedade Especializada em Atendimento ao Fissurado do Estado de Sergipe (SEAFESE). Observou-se que todos os indivíduos apresentaram um avanço da maxila por meio da movimentação da maxila para frente e para baixo.

Os resultados obtidos foram fundamentais para salientar a eficácia do tratamento ortodôntico precoce, diminuindo ou eliminando a necessidade de uma posterior cirurgia ortognática. Além disso, foi devolvida a função e a estética para essas crianças.

*Essa matéria foi desenvolvida por integrantes do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da UFS de Lagarto, que semanalmente trará matérias sobre assuntos de interesse da população, aqui no Portal Itnet

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você