Portal Itnet

O povo itabaianense quer saber! Por que o Hospital de Itabaiana não terá mais UTIs para coronavírus?

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
O povo itabaianense quer saber! Por que o Hospital de Itabaiana não terá mais UTIs para coronavírus?

Já estamos em mais de um ano de pandemia; Itabaiana está entre as cidades com os piores números, mas por que o hospital daqui não é referência?

No mês de abril, um ano após o início da pandemia, o Portal Itnet noticiou, em primeira mão, que o Hospital Regional de Itabaiana receberia, em um intervalo aproximado de 20 dias, dez leitos de UTI para tratamento do coronavírus. A população itabaianense comemorou a notícia!

Na última segunda-feira, 31 de maio, o Portal Itnet recebeu a informação de que o HRI não receberá mais os leitos de UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA, mas sim, leitos de SUPORTE VENTILATÓRIO. A população itabaianense lamentou a notícia!

Qual a explicação para isso? Já estamos há quase um ano e meio de pandemia, Itabaiana está entre os municípios com mais casos da doença, mais mortes (mais de 200 vidas perdidas), temos um hospital que atende pacientes de vários municípios, temos uma grande população, um destaque e importância a nível estadual em diversos aspectos, temos TRÊS DEPUTADOS na Alese.

Mas por que, mesmo com tudo isso, não temos AINDA e não teremos UTIs para coronavírus em nosso hospital? Por que o HRI não é referência para o tratamento da doença? O povo quer saber! O povo cobra isso! O povo de Itabaiana pede socorro!

Cadê a mobilização dos três deputados itabaianenses, nascidos e criados na terra que respira política? É necessário que eles cobrem do govenador Belivaldo Chagas uma explicação, uma resposta! E que a resposta venha com UTIs, porque recursos todos nós sabemos que tem!

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) diz que a alteração se dá “por conta da alta demanda de pacientes com a Covid-19 buscando a Unidade Hospitalar e a dificuldade de RH para compor a assistência em um leito de UTI”.

Ainda segundo a secretaria, “os novos leitos (suporte ventilatório) são totalmente equipados para estabilização de pacientes que cheguem já apresentando sinais de insuficiência respiratória”, mas eles não SÃO UTIs... e o que a nossa cidade mais precisa no momento, para amenizar a situação é de UTIs.

Todo dia estamos vendo itabaianenses precisarem de um leito desses para continuar lutando pela vida. Vemos relatos, postagens, mobilizações e clamores nas redes sociais. O momento é crítico, com certeza, o pior que a população itabaianense viu desde março do ano passado.

São vidas. São amores de alguém. São pessoas que estão lutando pela vida, pela respiração. É gente correndo contra o tempo.

Não podemos nos calar, deixar para lá. O itabaianense não é egoísta, ele compra a briga de quem gosta. E nesse momento é esta a briga que precisamos comprar, juntos. O Hospital de Itabaiana precisa de leitos de UTI!

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você