Portal Itnet

CORONAVÍRUS: Sergipe inicia testagem em massa em dez municípios. Saiba quando será a vez de Itabaiana

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
CORONAVÍRUS: Sergipe inicia testagem em massa em dez municípios. Saiba quando será a vez de Itabaiana

A testagem em larga escala ocorre numa parceria entre o Governo de Sergipe, através da SES e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Foto: SES

Iniciou nesta terça-feira, 15, o cronograma de testagem em massa contra o coronavírus, anunciado pelo governador Belivaldo Chagas há cerca de um mês. Serão testados moradores dos dez municípios com o maior ritmo de transmissão da doença, sem contar com a capital Aracaju.

A testagem ocorreu em Tobias Barreto hoje, e seguirá o cronograma abaixo, para os demais municípios:

-17 de Junho - Simão Dias;

-18 de Junho – Itabaiana;

-21 de Junho – Socorro;

-22 de Junho - Barra dos Coqueiros;

-23 de Junho -  Laranjeiras;

-28 de junho – São Cristovão;

-29 de junho – Estância;

-30 de junho – Nossa Senhora da Glória;

-01 de Julho – Lagarto.

A testagem em larga escala ocorre numa parceria entre o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e profissionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o auxílio das gestões e equipes de cada um dos municípios.

“A gente tem para essa primeira etapa uma previsão de 20 mil testes, esse foi o quantitativo recebido até o momento. Na primeira fase serão utilizados 10 mil testes, esse número será distribuído de acordo com o tamanho da população de cada município”, informou o diretor de Vigilância em Saúde de Sergipe, Marco Aurélio Góes.

Os testes que já foram realizados hoje em Tobias Barreto e que serão aplicados nos demais municípios tem o resultado liberado em cerca de 30 minutos e conseguem identificar a fase ativa da infecção, semelhante ao que acontece com o teste do tipo RT-PCR.

“Esse teste avalia a presença do antígeno, então, conseguiremos verificar qual a proporção daquela população é positiva para a Covid-19 e de imediato efetuar o isolamento”, completou Aurélio.

Em relação a Itabaiana, o local onde ocorrerá a testagem, bem como a quantidade de testes disponibilizados ainda não foram divulgados. Traremos novas informações em breve.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você