TESTAGEM EM MASSA: cerca de 200 testes para detectar o coronavírus serão feitos em Itabaiana, das 08 às 13h

A testagem, que é uma parceria do Governo do Estado, UFS e do Governo de Itabaiana ocorrerá no Largo Santo Antônio.

Foto: SES

Dando prosseguimento à testagem em larga escala que ocorre nos dez municípios sergipanos com maior transmissão do coronavírus, hoje, 18, será a vez da testagem em massa na cidade de Itabaiana.

Serão realizados cerca de 200 testes nos moradores da cidade, das 08 às 13h, no Largo Santo Antônio. Para ser testado, o itabaianense precisa apresentar CPF e Cartão do SUS.

A testagem em massa ocorre através de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e as gestões dos dez municípios.

Na última quinta-feira, 17, a testagem ocorre em Simão Dias. Na terça, 15, foram testados os moradores de Tobias Barreto. Confira o cronograma das próximas cidades:

-21 de Junho – Nossa Senhora do Socorro;

-22 de Junho – Barra dos Coqueiros;

-23 de Junho – Laranjeiras;

-28 de junho – São Cristóvão;

-29 de junho – Estância;

-30 de junho – Nossa Senhora da Glória;

-01 de Julho – Lagarto.

Os testes que estão sendo aplicados tem o resultado liberado em cerca de 30 minutos e conseguem identificar a fase ativa da infecção, semelhante ao que acontece com o teste do tipo RT-PCR.

O teste avalia a presença do antígeno, então, com o resultado é possível verificar qual a proporção daquela população é positiva para o coronavírus e de imediato efetuar o isolamento.