Portal Itnet

Sergipe comemora neste feriado de 08 de julho, 201 anos de Emancipação Política

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Sergipe comemora neste feriado de 08 de julho, 201 anos de Emancipação Política

Antes de ser emancipado, Sergipe era uma capitania da Bahia.

Nesta quinta-feira, dia 08 de julho é feriado em Sergipe. Esta data se dá em comemoração à Emancipação Política do estado, que passou a ser independente da vizinha Bahia. Mas você sabe a história de Emancipação do menor estado do país? Confira.

Há 201 anos atrás, em 1820, Dom João VI, Rei de Brasil e Portugal, concedia a Sergipe uma carta régia tornando aquela capitania, intitulada Sergipe Del Rey, como capitania independente da Bahia, podendo esta ser os seus próprios governantes. Isso aconteceu no mês de julho, mais precisamente no dia 08, porém, a conquista só foi comemorada mais tarde, no mês de outubro, no dia 24.

A partir daí, Sergipe ficou com duas datas de comemoração: 08 de julho e 24 de outubro, sendo esta extinta mais tarde, e considerada como Dia da Sergipanidade, e mantendo a primeira até os dias atuais. Nesta quinta, Sergipe completa 201 anos de Emancipação Política, e  o feriado acontece em comemoração a esta conquista.

Antes de ser emancipado, Sergipe era capitania da Bahia, e os sergipanos eram obrigados a trabalhar para abastecer a mandante Bahia, principalmente através da Agropecuária.

Depois da emancipação tudo mudou, e Sergipe passou a ser dono da sua economia e suas riquezas, podendo assim, prosperar economicamente. São Cristóvão foi a primeira capital do estado, sendo mais tarde transferida para Aracaju, que é a capital até os dias atuais.

Com informações da ASN

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você