Após mudança no formato, Itabaiana é um dos times classificados para a Copa do Nordeste de 2022

Mesmo sem vencer o Campeonato Sergipano, o Itabaiana jogará a Copa do Nordeste de 2022. Com a mudança de formato que passa a entrar em vigência para a próxima edição, o Tremendão da Serra está entre os 24 clubes que disputarão as últimas quatro vagas restantes.

Isso porque, diferentemente dos outros anos, quando havia apenas uma fase preliminar, agora o Nordestão será um pouco mais extenso. Com previsão para começar em 13 de outubro deste ano, a Lampions contará com três fases classificatórias.

Como irá funcionar?

A primeira, em jogos únicos, nos dias 13 e 14 de outubro. Itabaiana, Imperatriz, Salgueiro, ASA, River-PI, Jacuipense, Moto Club e Treze são os mais bem colocados no Ranking Nacional da CBF desta fase. Isso os dará o direito de jogar esta etapa da classificatória em seus domínios.

Desta forma, Lagarto – outro sergipano nesta fase -, Juazeirense, Atlético-CE, Sousa, Floresta, Central, Fluminense-PI e Bahia de Feira, irão atuar como visitantes.

A fase seguinte, marcada para os dias 20 e 21 de outubro, terá os oito classificados da fase anterior e as equipes classificas diretamente através do ranking de clubes. São elas: Confiança, Santa Cruz, ABC, CRB, Botafogo-PB, América-RN e Vitória. Estes decidem a vaga, em jogo único, jogando em casa.

Por último, a terceira e última fase classificatória. Essa irá acontecer em jogos de ida e volta nos dias 27 e 28 de outubro, e 3 e 4 de novembro. Os quatro classificados chegam a fase de grupos e se juntam a Sergipe, CSA, Campinense, Bahia, Atlético de Alagoinhas, Ceará, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Sport, Náutico, Globo e Altos.

Somando todas as fases da Copa do Nordeste, a edição de 2022 terá 36 clubes, o maior número registrado na história da competição.

Critério para classificação

  • Classificados diretamente para fase de grupos: os campeões estaduais e os times de melhor ranking dos estados mais bem colocados na CBF.
  • Para a segunda fase classificatória: os times mais bem ranqueados de cada estado ou mais bem colocados em seus respectivos estaduais.
  • Classificados para a primeira fase: os times mais bem ranqueados de cada estado ou mais bem colocados em seus respectivos estaduais.

Leia mais

+ Itabaiana anuncia a contratação do meia Bruno Sabiá para a sequência da Série D
+ Evandro Guimarães deixa o comando do Itabaiana e Rodrigo Fonseca assume seu lugar

Foto: Thais Magalhães/CBF